Mestrando

                                                                 MANUAL PRÁTICO MESTRANDO POSMEC

Dúvidas no mestrado? Por favor, entre em contato (ppgemc@contato.ufsc.br)

Nesta página foram reunidas algumas informações úteis sobre a vida acadêmica dos Mestrandos do POSMEC. Ela tem caráter orientativo e não substitui o Regimento POSMEC 2011 nem a Resolução Normativa da Pós-Graduação (95/CUn/2017). SEU HISTÓRICO ESCOLAR DISPONÍVEL NO CAPG CONTEM INÚMERAS INFORMAÇÕES SOBRE SUA SITUAÇÃO JUNTO AO POSMEC, É DEVER DO ALUNO VERIFICAR PERIODICAMENTE O SEU HISTÓRICO.

Ingresso no Mestrado: A entrada no mestrado se dá por publicação de edital específico para tal. Anualmente, são publicados dois editais, um em maio (para entrada em agosto – 3º bimestre) e outro em outubro (para entrada em março do ano seguinte – 1º bimestre). Mediante inscrição no CAPG e encaminhamento da documentação requerida no prazo estipulado pelo edital, o candidato será avaliado por uma comissão de avaliação, designada conforme a área de concentração pretendida.

Matrícula (prazo do calendário acadêmico do POSMEC)

Somente a primeira matrícula: Ao ingressar no POSMEC,  imprimir  o Requerimento de PRIMEIRA matrícula – alunos regulares  e conversar  com  um  professor da  área  de concentração pertencente ao Colegiado Delegado do POSMEC,  na  qual  foi selecionado,  para orientação quanto às disciplinas que deverão ser feitas no bimestre.  O  aluno  deverá encaminhar o requerimento assinado digitalmente para a  secretaria do curso nas datas previstas no calendário acadêmico para alunos novos, para efetivação da matrícula (ppgemc@contato.ufsc.br)

Matrícula de Alunos Regulares nas Disciplinas do POSMEC:  A matrícula é feita através do CAPG nos períodos definidos pelo Calendário Acadêmico nas datas previstas para os alunos regulares do programa. Todo mestrando tem que se matricular em cada período letivo, em não menos que 4 créditos (ao se matricular em menos de 4 créditos, o orientador deve encaminhar justificativa). Após completar o número mínimo de créditos (18) com índice de desempenho não inferior a 7,0, o mestrando tem que se matricular todo período letivo em Dissertação (mesmo em prorrogação de prazo), sob pena de desligamento do programa.

Alunos Regulares do POSMEC – Matrículas em disciplinas de outros cursos de pós-graduação da UFSC: O aluno deve baixar o Requerimento de matrícula de alunos regulares POSMEC em OUTROS CURSOS (disponível no link Formulários), preencher os dados da disciplina, obter a assinatura digital do orientador e encaminhar via email (ppgemc@contato.ufsc.br) para o POSMEC no período de matrícula do outro programa.

Matrícula em disciplinas do POSMEC de Alunos Regulares de outros cursos de pós-graduação:  Fazem matrícula na própria secretaria do seu curso, com formulário do respectivo curso, mas na data de matrícula de regulares do POSMEC.

Concessão de Bolsas CAPES e CNPq

As bolsas CAPES e CNPq são concedidas aos mestrandos conforme vão vagando (desistências, finalização de Mestrado e outros eventos). Por área de concentração, os candidatos serão ranqueados conforme cálculo baseado no IAA e créditos completados em disciplinas no momento da geração da lista dos candidatos.

Conforme o ranking e a disponibilidade de bolsas, entramos em contato com o aluno (é importante manter seu e-mail atualizado no CAPG) para confirmar o aceite e também solicitar outros dados. No caso de concessão de bolsa, ela será paga até o final do mestrado do aluno (até o 24º mês da entrada no programa).

Para receber a bolsa, o candidato deve ter uma conta corrente no Banco do Brasil, não ser conta conjunta e o aluno deve ser o titular (é importante verificar se está tudo ok com a conta para o depósito da bolsa, algumas contas exigem depósito inicial para abertura, fiquem atentos). Orientamos a abertura da conta o mais breve possível (caso você seja candidato a bolsa), pois, ao ser chamado, precisamos de celeridade para registro do seu cadastro,  às vezes é um pouco complicado abrir uma conta em menos de 48 horas (que geralmente é o prazo que solicitamos para o candidato se manifestar).

Ajuste e Cancelamento de Matrícula

O ajuste de matrícula é feito pelo Requerimento de AJUSTE de matrícula – alunos regulares, preenchido e encaminhado ao POSMEC (ppgemc@contato.ufsc.br) nas datas previstas em calendário acadêmico, após o orientador ou professor da área de concentração (quando o aluno não tem orientador) assinar.

A matrícula em uma ou mais disciplinas pode ser cancelada com a anuência do seu orientador. Para isso, é necessário realizar o cancelamento através do sistema CAPG. Não aceitamos cancelamento fora do prazo, uma vez que é feito on line. O cancelamento de disciplinas é exclusivo dos alunos regulares do curso, que têm acesso ao CAPG.

Número Mínimo de Créditos

Alunos com dedicação exclusiva devem estar matriculados em cada bimestre letivo em pelo menos 4 créditos, como já mencionado anteriormente. No caso de matrícula em menos de 4 créditos, favor encaminhar justificativa assinada pelo orientador para ppgemc@contato.ufsc.br. Devem ainda completar o mínimo de 18 créditos para defenderem a dissertação e 15 créditos para defesa do PDM. Para finalizar o mestrado, o aluno deve completar 24 créditos (18+6 da dissertação). A disciplina de dissertação não conta créditos!

Orientador

Cada mestrando tem que ter um orientador de mestrado credenciado pelo POSMEC. A definição do orientador normalmente é feita no primeiro ou segundo período letivo. No mais tardar, a definição tem que ser anterior ao início da preparação do Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM). O orientador guiará o aluno na escolha das disciplinas necessárias para desenvolver o plano de trabalho acordado, bem como em todas as fases de desenvolvimento da pesquisa e da dissertação. A formalização do orientador dar-se-á com a defesa do PDM.

A troca de orientador é permitida, seja por iniciativa do aluno, ou por iniciativa do orientador. Para solicitar inserção de orientador ou troca, basta entrar em contato com a Secretaria do POSMEC por email (ppgemc@contato.ufsc.br). A inserção de coorientador será feita a pedido, com conhecimento do orientador, a qualquer momento, e passa pela apreciação do Colegiado.

Validação de disciplinas 

Para os alunos que entram como alunos regulares no mestrado e já cursaram disciplinas em caráter isolado anteriormente, há a possibilidade de validação de disciplinas. Nesse caso, o orientador deve assinar a declaração de disciplinas isoladas (gerada pelo CAPG) e encaminhar para a Secretaria do POSMEC (ppgemc@contato.ufsc.br) solicitando quais disciplinas deverão ser validadas. Para disciplinas externas, o procedimento é o mesmo, mas o documento será emitido pela instituição externa em que o aluno cursou as disciplinas.

Proficiência em Língua Estrangeira

Será exigida a comprovação de proficiência na língua inglesa. Os alunos estrangeiros do POSMEC deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa. Nenhum aluno em débito com as exigências de proficiência em línguas estrangeiras poderá defender sua dissertação de mestrado.

A proficiência em língua inglesa é através do TOEFL, com no mínimo 47 pontos no quesito leitura, ou da prova realizada no DLLE/CCE/UFSC. Aluno sem comprovar a proficiência não defende. Curso com mais de 60/h podem ser avaliados para comprovação da proficiência, mediante encaminhamento do certificado.

Projeto de Dissertação de Mestrado

Todo mestrando de Dedicação Exclusiva deve elaborar, entregar e defender seu Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM) antes que se completem 12 meses do ingresso do aluno no POSMEC. É necessário ter entregue o comprovante de proficiência em inglês e ter completado 15 créditos, sem esses requisitos, o aluno não defende. Nesse momento, o orientador já deve ser definido, se houver coorientador, esse também deve ser informado. Após o PDM, caso o coorientador seja definido, essa solicitação deverá ser apreciada na reunião do Colegiado.

A defesa do PDM deve ser agendada diretamente com o orientador. Com a pandemia e a concessão de 150 dias de prorrogação automática pela PROPG, o prazo saltou para 17 meses após a entrada do aluno. O orientador deve encaminhar a solicitação da banca de PDM (Solicitação de banca de PDM) para a secretaria (ppgemc@contato.ufsc.br) para avaliação do coordenador e verificação dos pré-requisitos necessários. Após a apresentação, os membros da banca devem encaminhar, por email, o relatório de apresentação de PDM (Relatório de Apresentação PDM). Lembramos que a solicitação da banca pode ser encaminhada a qualquer momento, visto que não passa pela Reunião do Colegiado, e sim pelo coordenador.

A forma, o conteúdo e outras especificidades do PDM estão regulamentadas através da Resolução Normas PDM (02-POSMEC-2014). O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação do PDM: Dicas para escrever melhor e Dicas Apresentacoes Orais.

Prazo para Conclusão do Mestrado

O prazo regulamentar para a conclusão do mestrado no POSMEC é de 24 meses. A expectativa é que todas as disciplinas sejam completadas até o final do primeiro ano letivo para o aluno em dedicação exclusiva. A partir daí, o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, a confecção e defesa da dissertação devem ser realizados até o final deste prazo, nos últimos 12 meses, no quais o aluno já têm os 18 créditos, ele deve se matricular em dissertação, em todos os bimestres até a defesa da dissertação. Para o aluno em dedicação parcial, o prazo é igualmente de 24 meses para defesa da dissertação, já que os créditos já foram concluídos e o PDM já foi defendido antes da entrada desse.

Concluir o mestrado dentro do prazo regulamentar é a melhor alternativa para o mestrando, orientador e para o POSMEC. Findo este prazo e, havendo boa justificativa, é possível solicitar prorrogações. Nos casos de força maior,  até 12 meses de prorrogações podem vir a ser concedidos. Porém, não há possibilidade de prorrogar as bolsas de estudos administradas pelo POSMEC além do prazo regulamentar de 24 meses. A única exceção é para gestantes.

Após a data fim do aluno no programa, a PROPG concede ainda 30 dias para defesa do aluno (não é um mês). Após essa data, para a defesa ocorrer é necessário entrar um processo de defesa fora de prazo a ser apreciada na Reunião do Colegiado. Mais informações em Resolução-Normativa-nº-5-2020-CPG-Defesa-Fora-de-Prazo 

Prorrogação

O pedido de prorrogação deve ser feito pelo professor orientador, em formulário próprio (Formulário de Prorrogação de Prazo), contendo a justificativa para a prorrogação, anexando o cronograma de atividades do período. Lembrando que o tempo máximo de prorrogação é de 12 meses e mínimo um período letivo, de 2 meses. A avaliação do tempo de prorrogação fica a cargo do coordenador do curso. Lembrando que as datas referentes à prorrogação estão disponíveis para consulta no histórico do aluno no CAPG, e que o aluno deve estar atualizado em relação a essas datas, informando-as ao seu orientador. Solicitamos o encaminhamento do pleito 10 dias antes do findar do prazo do aluno.

Trancamento

Em casos de força maior, ou por impedimentos de ordem particular, o mestrando poderá requerer trancamento do curso, é um direito do aluno, basta haver a concordância do orientador. O pedido de trancamento deve ser feito em conjunto com o professor orientador, em documento livre e assinado por ambos. Neste período, o mestrando não poderá cursar disciplinas, defender dissertação, receber bolsa (ela é cancelada) ou cumprir qualquer formalidade ligada ao curso. O período relativo ao trancamento não é contabilizado para efeito no tempo máximo de integralização do mestrado. O prazo mínimo do trancamento é de um período letivo e máximo de 12 meses. Não é permitido o trancamento da matrícula no primeiro e no último período letivo, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão do curso. Se o aluno for bolsista, a bolsa será cancelada no momento da solicitação do trancamento. Disciplinas cursadas durante o trancamento não poderão ser validadas.

O trancamento só pode ser solicitado em período de matrícula em disciplinas, no início do bimestre.

Formulário de Trancamento do Curso

Desistência

Atualmente, o aluno que solicita a desistência (não há formulário, pedido com justificativa assinado pelo orientador) dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação) tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso, a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão. Aluno na iminência de desligamento não pode solicitar desistência.

Desligamento

Será desligado do programa por insuficiência de desempenho o aluno que:

  1. Deixar de se matricular por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;

      2. Caso seja reprovado em duas disciplinas;

      3. Quando esgotar o prazo máximo para conclusão do curso;

      4. Se for reprovado no exame de dissertação.

O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos e aos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa, visto que o desligamento possui caráter punitivo.

Dissertação de Mestrado

A dissertação de mestrado é o documento escrito no qual estarão registrados os desenvolvimentos e contribuições do trabalho de pesquisa desenvolvido no escopo do mestrado. Deve ser redigido com rigor científico na Língua Portuguesa.

O Colegiado Delegado deve autorizar o uso da Língua Inglesa. O POSMEC disponibiliza um  modelo de tese e dissertação (Microsoft Word) que deve ser preferencialmente utilizado. Há também o modelo de dissertação e tese em LATEX. Qualquer dúvidas, favor entrar em contato com a BU.

https://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/

https://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/

 

A dissertação de mestrado deve ser defendida pelo aluno perante uma Comissão Examinadora, composta do Orientador (presidente) e mais dois outros membros, sendo ao menos um deles externo ao programa (Verificar as Diretrizes_Comissoes_Examinadoras). A composição da comissão avaliadora tem que ser solicitada pelo orientador em formulário próprio (Solicitação Banca para Colegiado) e precisa ser aprovada pelo Colegiado Delegado antes da defesa, lembrando que o encaminhamento de documentos para a reunião do Colegiado finda 7 dias antes da reunião (Reuniões do Colegiado).

A defesa é pública. Inicia com uma apresentação de 50 minutos feita pelo aluno sobre o seu trabalho. É seguida de arguições por parte de cada membro da comissão avaliadora.  O público presente também têm oportunidade de se manifestar. Na sequência, a comissão avaliadora delibera pela aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa e estabelecida uma folha de requisitos que a comissão examinadora pode exigir que sejam incorporados na versão final da dissertação de mestrado.

O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação da dissertação de mestrado: Dicas para escrever melhor e Dicas Apresentacoes Orais.

Atenção: não há segunda chance para a defesa da dissertação de mestrado. Em caso de reprovação, o mestrando é desligado do curso.

TC validado como PDM

 A fim de ser validado como PDM (Projeto de Dissertação de Mestrado), além de cumprir os critérios da graduação, o documento deve conter os elementos de PDM, conforme descritos na norma do POSMEC. É importante que a banca examinadora seja selecionada conforme esses critérios. Com base nesta norma, é possível verificar que o PDM é um documento mais simples que o TC, pois o PDM é propositivo. Sendo assim, o TC deve conter os elementos de cronograma e previsão financeira (se for o caso) para realização do mestrado. Para validação, uma vez realizada a defesa do TC, os professores da banca devem preencher as fichas de avaliação de PDM preparadas pelo POSMEC e entregar na Secretaria do POSMEC.

Para baixar o arquivo de avaliação de PDM, acesse este link.

Seguindo esses procedimentos, a aprovação do TC será válida como PDM.

Passos para Defesa e  Diploma de Mestrado

Para a defesa de Dissertação de Mestrado:

  1. O orientador deve solicitar a banca ao POSMEC (Solicitação de banca mestrado– área do Orientador e em Formulários) nas datas para serem apreciadas na reunião do Colegiado (primeira quarta-feira de cada mês):

2.  Enviar o Formulário Solicitação de Defesa de Mestrado (disponível no link “Formulários”) para o email ppgemc@contato.ufsc.br informando os dados da defesa (data, horário, área de concentração, data da aprovação no Colegiado, banca, resumo e palavras-chave) em word. Solicitamos o envio com 20 dias de antecedência, o aluno só defenderá se os requisitos para defesas estivem completos (créditos exigidos, disciplinas obrigatórias, PDM, proficiência, índice de aproveitamento superior a 7,0, entre outros). Os alunos bolsistas que defendem antes do dia 15 perdem a bolsa com recebimento no mês posterior.

Após a aprovação na defesa de mestrado, o já mestre tem que cumprir algumas formalidades para requerer o seu diploma de mestrado. Dentre elas, deverá entregar versão definitiva da sua dissertação dentro do prazo estabelecido pela comissão examinadora (geralmente 60 dias)

É de responsabilidade do aluno dirigir-se à secretaria para fazer o check-list da documentação para o pedido de diploma.

Para a secretaria do POSMEC, o aluno deverá enviar a versão final, com assinaturas digitais do orientador e do coordenador do programa. E-mail para envio: ppgemc@contato.ufsc.br

Veja as demais providências no Processo Pedido de Diploma

Para retirada de diplomas por terceiros, é necessária a apresentação de uma procuração simples, anexando a cópia de um documento com foto (RG, CPF ou CNH) do terceiro que virá buscar o diploma. Segue o modelo da procuração: Procuração

 

Defesas em sigilo: Passos para o sigilo

 

  • Arquivos Entrega digital de dissertações e teses na BU/UFSC – NOVO

1- Resolução Normativa nº46/2019

2- Template-A4_Diss.-Tese_ 17-01-2020

3- Orientação-para-Criação-de-Certificado-Digital

4- Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclusão-de-curso-em-nível-de-mestrado-e-doutorado