Notícias

Notícias POSMEC

Aluno do CTC é premiado por artigo

10/06/2019 – O aluno do Doutorado do POSMEC André Miazaki Tourinho recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na “International Conference on Advances in Quantitative Laringology, Voice and Speech Research”, realizada em Montreal, no Canadá. Com o título de “A Preliminary Study on Pharingoesophageal Vibration in Tracheoesophageal Speech by Means of a Collapsable Channel Model”, o trabalho faz parte do projeto para o desenvolvimento de uma prótese de voz, que está sendo desenvolvido no Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA), sob coordenação do professor Andrey Ricardo da Silva, com financiamento da FINEP e parceria com o CEPON.

28/05/2019 – Nota de falecimento Prof. Cláudio Melo

26/02/2019 –  O POLO/UFSC – laboratório de pesquisa em refrigeração que é referência internacional – sediou entre 18 a 21 de fevereiro a 5ª Escola de Verão de Refrigeração – EVR 2019. O evento foi organizado em conjunto com a Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM). Este ano, a Escola de Verão de Refrigeração teve como tema Pesquisa orientada à Indústria: Soluções Inovadoras para o Setor de Refrigeração”.

Profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia mecânica e áreas afins participaram de minicursos ministrados por pesquisadores do POLO e assistiram às palestras dos convidados ligados a universidades e a indústria. Entre os palestrantes de outras universidades estavam os professores José Viriato Coelho Vargas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Andrew Sommers, da Miami University (EUA); Savvas Tassou, da Brunel University (Inglaterra), e Pedro Dinis Gaspar, da Universidade da Beira Interior (Portugal).

Ao final do evento, ocorreu a premiação de Melhor Artigo e Apresentação. O vencedor foi o Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC e pesquisador do POLO Fernando T. Knabben, que apresentou o artigo Efeito de Gases não Condensáveis sobre o Comportamento Dinâmico de Sistemas Domésticos de Refrigeração“.  De autoria de Rodolfo S. Espíndola, Fernando T. Knabben e do Prof. Cláudio Melo, o artigo apresenta uma investigação experimental sobre o comportamento transiente de sistemas domésticos de refrigeração contaminados com gases não condensáveis e é resultado da parceria do POLO com a empresa Whirlpool, sob o financiamento da EMBRAPII.

Prêmio ABCM-Embraer 2018

31/10/2018 – Recém-formado no mestrado do POSMEC, o engenheiro mecânico Gustavo Marques Hobold foi contemplado com o prêmio ABCM-Embraer 2018 de “Melhor Dissertação de Mestrado”. Sob orientação do professor Alexandre Kupka da Silva, a dissertação “Efficient Thermal Transport: A Study of a Single-Phase, Phase-Change and Supercritical Heat Transfer” foi selecionada entre 22 trabalhos de mestrado submetidos.

CBCTA Leopold Hartman

O aluno do mestrado Bernardo Murta e o professor Stephan Paul, juntamente com integrantes do Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos, receberam o prêmio de melhor trabalho durante o XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), realizado de 13 a 16 de agosto de 2018, em Belém, no Pará.

O artigo “Desenvolvimento e Validação de Aparato para Obtenção de Medidas Simultâneas Mecânicas e Acústicas de Alimentos Crocantes” conquistou o 1º lugar geral da Premiação Leopold Hartman, que entregou R$ 2.500 como prêmio. Ainda como parte da premiação, os melhores trabalhos foram indicados e serão avaliados para publicação em uma edição especial das revistas Food Science and Technology, Food Research International e Citino.

Best Student Paper Award

A aluna do mestrado Isabel Janke recebeu o Best Student Paper Award durante a 17th International Refrigeration and Air Conditioning Conference at Purdue, realizada entre os dias 8 e 12 de julho de 2018, em West Lafayette, EUA. O trabalho contou com a orientação do professor Cláudio Melo e com o apoio técnico e financeiro da Embraco S.A e financeiro da EMBRAPII.

O trabalho “A Design Approach for Liquid Separators Applied to Household Refrigerators” teve como propósito o desenvolvimento de um separador de fases de pequena capacidade que irá permitir o desenvolvimento de arquiteturas de ciclo de refrigeração inovadoras, facilitando assim a introdução de produtos de baixo consumo de energia e ambientalmente amigáveis no mercado.

ABCM-Embraer 2017

O trabalho de Cassiano Tecchio, intitulado “Desenvolvimento de sistemas de refrigeração passivos para aeronaves”, sob orientação da professora Marcia Barbosa Henriques Mantelli, venceu o prêmio ABCM de melhor dissertação de mestrado.