Aluno com Matrícula Isolada

A Matrícula Isolada é uma modalidade de matrícula avulsa feita por não-alunos do POSMEC em disciplinas isoladamente e que não possuam matrícula regular na UFSC (a exceção são os alunos das quatro últimas fases da graduação em Engenharia, conforme preconiza o regimento do POSMEC em seu Art. 46).

O matriculado frequentará a disciplina e, da mesma forma que os alunos regulares, passará pelo processo de avaliação. O conceito obtido na disciplina ficará registrado na UFSC no sistema CAPG, desde que superior à 7,0 (lembrando que o aluno de disciplina isolada não possui histórico e sim uma declaração das disciplinas cursadas). Caso o matriculado venha a ingressar futuramente no POSMEC como mestrando ou doutorando, poderá requerer a validação das disciplinas cursadas com matrícula isolada, de acordo com o norma vigente (o prazo para validação das disciplinas é de 10 anos). Para a validação, essa declaração deverá ser assinada pelo professor orientador do aluno, quando aluno regular de mestrado. No caso do doutorado, a comissão avaliadora decidirá quais disciplinas poderão ser validadas.

São elegíveis para cursar disciplinas com matrícula isolada os portadores de diplomas de nível superior nas áreas de Engenharia, Física, Matemática e afins, e que não sejam alunos regulares de mestrado ou doutorado do POSMEC, tampouco da UFSC.

Um detentor da matrícula isolada em disciplina será aluno da disciplina e não poderá ser considerado aluno do POSMEC ou da UFSC.

Não há limite para o número máximo de disciplinas que podem ser cursadas com matrícula isolada. Porém, o número de vagas para matrícula isolada é limitado e liberada a vaga pelo professor da disciplina, pois é ele quem gerencia o número de alunos que terá em sua turma. No entanto, só temos acesso ao número de vagas após o processamento da matrícula para alunos regulares, por isso o período de matrículas em disciplinas isoladas é na seguinte à dos regulares.

Aos candidatos a cursar disciplinas isoladas no POSMEC:

1.ALUNOS QUE JÁ TÊM MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA NO POSMEC – As matrículas para disciplinas isoladas serão efetuadas mediante o encaminhamento (ppgemc@contato.ufsc.br) do Requerimento de matrícula ISOLADA assinado pelo professor responsável pela disciplina. O aluno terá de frequentar as aulas desde o início do bimestre, sob pena de reprovação por FI.

2.ALUNOS QUE NÃO TÊM MATRÍCULA ISOLADA NO POSMEC (PRIMEIRA VEZ) – Para os alunos que ainda não têm matrícula isolada no POSMEC, entre em contato com o professor da disciplina encaminhando o Requerimento de matrícula ISOLADA, juntamente com o formulário de inscrição no CAPG (capg.sistemas.ufsc.br/inscricao), para que possamos fazer a matrícula na disciplina requerida, pois sem inscrição prévia, não temos como efetuar a matrícula. Lembre-se de selecionar a opção MESTRADO, independente de sua situação. Encaminhar esses dois documentos para ppgemc@contato.ufsc.br

Mesmo que o período de matrícula seja posterior ao início das aulas, o aluno deverá frequentar as aulas desde o início do bimestre letivo, sob pena de reprovação por FI.

Obs: não há cancelamento da disciplina isolada; somente os alunos regularmente matriculados podem cancelar disciplinas, uma vez que somente estes têm esse tipo de acesso ao CAPG on line;