Pós-Mestrando

1) Como se dá a inscrição no estágio pós-mestrado?

Através do envio da documentação prevista no art. 6º, da Resolução nº 63/2019/CPG, de 12/12/2019 disponível no link “Legislação e Normas” na nossa página inicial e também ao final dessa página.

I – preenchimento do formulário de inscrição, via sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) – https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/
II – carta de aceitação do professor supervisor vinculado ao programa de pós-graduação pretendido com datas de início e fim;
III – cópia do diploma de mestre ou declaração de defesa e aprovação da dissertação de mestrado;
IV – curriculum vitae atualizado, gerado na plataforma LATTES;
V – plano de trabalho contendo projeto de pesquisa resumido (no máximo 20 páginas) e cronograma de execução das atividades;
VI – declaração de que dispõe de tempo integral às atividades a serem desenvolvidas durante o Estágio de Pós-mestrado (modelo livre);
VII – documento oficial de liberação das atividades profissionais, em caso de possuir vínculo empregatício (modelo livre);
VIII – declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa, caso o candidato não receba bolsa (modelo livre).
IX – declaração de trabalho voluntário (modelo livre).

A cópia da carteira de identidade também deve ser encaminhada.

A documentação deve ser encaminhada via email para o endereço ppgemc@contato.ufsc.br (em tempo hábil para submissão na reunião do Colegiado),  num único arquivo em pdf.

2) Quem poderá submeter o pedido de estágio pós-mestrado ao programa de pós-graduação?

Os portadores do título de mestre, não integrantes do quadro de pessoal da Universidade, que tenham condições de assumir, em tempo integral, as suas atividades junto ao programa de pós-graduação ao qual ficarão vinculados.

3) Quais docentes poderão supervisionar a pesquisa de pós-mestrado?

Somente os docentes credenciados como permanentes no programa de pós-graduação poderão supervisionar o estágio em sua linha de pesquisa.

4) Quem aprova a solicitação do estágio pós-mestrado no programa?

O estágio pós-mestrado é aprovado pelo colegiado delegado do programa de pós-graduação a que o estudante tenha interesse, com a anuência expressa do supervisor no plano de trabalho.

5) Após a aprovação do estágio pós-mestrado no colegiado delegado, qual o próximo passo a ser seguido?

O §1º, do art. 7º, da Resolução nº 63/2019/CPG, prevê que, no caso de aceitação do candidato, o professor supervisor deverá proceder ao registro do projeto junto a Pró-Reitoria de Pesquisa, observado os procedimentos estabelecidos no Regulamento de Pesquisa da UFSC.

6) Como se dá a matrícula do estágio pós-mestrado no programa? 

No processo de pós-mestrado, após a aprovação do colegiado delegado do programa, a documentação é enviada via SPA pela secretaria do programa para a CBO/PROPG, solicitando a análise e o deferimento do pedido de matrícula no CAPG, o que leva normalmente 15 dias. No estágio pós-mestrado, o processo original a que se refere o artigo 6º deverá ser encaminhado à coordenadoria do programa pós-graduação para registro no CAPG.

7) Qual o prazo de duração do pós-mestrado?

O prazo mínimo é de 3 e o máximo de 12 meses.

8) Cabe prorrogação no estágio pós-mestrado?

Sim, a Resolução do estágio pós-mestrado permite o pedido de prorrogação de até 12 meses, a critério do colegiado delegado do programa e mediante o encaminhamento dos seguintes documentos (num único PDF, por gentileza):

1. Relatório parcial das atividades desenvolvidas até então;

2. Anuência do supervisor ao relatório parcial;

3. Plano de trabalho do próximo período, com cronograma de execução (dia/mês/ano de início e fim do novo período).

4. Ata de aprovação da prorrogação no Colegiado do Programa.

9) Cabe trancamento de matrícula no pós-mestrado?

Sim.

10) Quais os documentos necessários para o pedido de certificado de estágio pós-mestrado?

O estagiário de pós-mestrado deverá apresentar ao coordenador do programa um relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas, devidamente avalizado pelo supervisor, anexando a sua produção intelectual e também a certidão negativa de débitos da Biblioteca Universitária. Os documentos deverão ser anexados ao processo original a que se refere o art. 6º, e submetido à apreciação do colegiado delegado do programa até 30 dias do término das atividades de pesquisa na Instituição (§ único, art. 13, da Resolução nº 63/2019/CPG).

11) Como o estagiário obtém o certificado de estágio pós-mestrado?

Após a aprovação do relatório no Colegiado Delegado, a coordenadoria do programa expedirá o respectivo certificado de estágio de pós-mestrado, conforme modelo próprio disponibilizado no CAPG.

Resolução n.º 63/2019/CPG – Estágio-de-Pós-Mestrado