Doutorando

Editais para Doutorado 2023/2024

 

3 – Ver o cronograma com as datas: Edital_01-2024

2 – De 09/11 a 31/01/24: Edital 08-2023_2024.1.1

1 – De 09/10 a 08/11/23: Edital  07-2023 – 2023.5.2

⇒Formulários para inscrição e outros


Legislação pertinente

Resolução Normativa 154/2021/CUn – Pós-Graduação Stricto Sensu

Guia de Sobrevivencia do Doutorando_v2015_1.

Resolução 002-2015 – Doutorado Sanduíche

Resolucao 003-2014 – Dedicacao Exclusiva ou Parcial

Diretrizes das comissoes examinadoras (A Res. 154/2021 definiu que o presidente da banca do exame de qualificação de doutorado deverá ser o orientador do estudante)

Memo-Circ.-21-2014-PROPG – Qualificação para o PDSE

Resolução 003-2015 – Exame de Qualificação (A Res. 154/2021 definiu que o presidente da banca do exame de qualificação de doutorado deverá ser o orientador do estudante)

Resolução 002-2015 – Doutorado Sanduíche

Resolução Normativa Nº 3.CPG.2021 – Estágio de Docência

Resolucao_01-PPGEM-2022_Estudo_Dirigido

Matrícula

(calendário acadêmico no POSMEC)

1 – Somente para a primeira matrícula: O aluno envia o requerimento de matrícula – alunos regulares (no site, em formulários) com as disciplinas que serão feitas assinado em conjunto com o Orientador. Enviar para: chefia.ppgemc@contato.ufsc.br;

2 – Demais matrículas: 1 – Todo bimestre, a matrícula em disciplinas de alunos regulares é feita através do CAPG (calendário acadêmico); 2 – A ficha de matrícula preenchida no CAPG deve ser assinada pelo orientador e arquivada com o aluno para controle, pois pode ser solicitada pela secretaria;

3 – Matrícula em outros cursos de pós-graduação da UFSC: O aluno deve imprimir o requerimento de matrícula – alunos regulares do Posmec (feito manualmente, não é via CAPG), preencher os dados completos, pegar a assinatura do Orientador, e enviar via e-mail para o endereço eletrônico citado, no período de matrícula do outro programa.

Todo doutorando deve se matricular em TODO BIMESTRE. Enquanto o aluno não completar o número mínimo de créditos, a matrícula deve ser feita em disciplinas. Após completar o número mínimo de créditos (36), o doutorando DEVE se matricular em Tese (mesmo em prorrogação).

Course syllabuses

3 – Ajuste e Cancelamento de Matrícula em Disciplinas: 1 – Ajuste: (feito manualmente) através do requerimento de matrícula para alunos regulares (guia formulários), preenchido, colhida a assinatura do Orientador e enviado via e-mail para o endereço citado. Prazo é o de cancelamento; 2 – Cancelamento: realizar o cancelamento através do sistema CAPG. Imprimir o comprovante e manter arquivado, pois a secretaria pode solicitar o comprovante;

Proficiência em Língua Estrangeira

Será exigida a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras. Os alunos estrangeiros do POSMEC deverão também comprovam proficiência em língua portuguesa. As provas poderão ser feitas no DLLE/CCE/UFSC, e devem ser marcadas pelo interessado.

Nenhum aluno em débito com as exigências de proficiência em línguas estrangeiras pode submeter-se ao exame de qualificação. A proficiência em língua inglesa é através do TOEFL ou da prova realizada no DLLE/CCE/UFSC (acima média de 7,0).

Estudo Dirigido (somente doutorado)

O estudo dirigido é enviado através da Solicitação de estudo dirigido, preenchido e assinado pelo orientador e aluno, para aprovação na reunião do colegiado. A banca de avaliação já deve ser informada no documento mencionado.

Para o registro da nota do aluno, ao final da avaliação, ser enviado via e-mail o Formulario Avaliacao Estudo Dirigido assinada pelos membros da banca avaliadora. Acima, há regulamento divulgado a respeito.

Exame de Qualificação

Todos defendem seu Exame de Qualificação (EQ) após completar os 30 créditos e antes que se completam 18 meses dos dados da matrícula no Posmec. Com justificativa, o prazo para a defesa do EQ pode ser estendido até 24 meses. Para isso, o orientador e o doutorando encaminharam à Secretaria do POSMEC um pedido de prorrogação com um cronograma do período. Se a defesa do EQ não se der até o 24º mês a bolsa de doutorado será suspensa.  O texto do exame de qualificação, tipicamente, apresenta entre 60 e 90 páginas com a proposta da tese a ser desenvolvida. Deve conter a revisão bibliográfica preliminar do tema, definir os objetivos do trabalho, realçar seus elementos inéditos, apresentar a forma como o trabalho será desenvolvido (método), o cronograma de trabalho, os resultados esperados e demonstrar que condições e recursos suficientes para viabilizar o trabalho.

A banca do EQ deve ser formada conforme dispõe a Res. Normativa 154/2021. É aprovada pelo Colegiado Delegado.

A defesa do EQ tem uma parte pública e outra das portas fechadas. A parte pública inicia com uma apresentação pelo aluno de 50 minutos da proposta do trabalho. A seguir tem oportunidade de se manifestar sobre o trabalho e questionar o candidato. Na sequência, inicia-se a fase de portas fechadas. O doutorando é argumentado por cada membro da comissão examinadora sobre a proposta do trabalho. Finalmente, a comissão examinadora se reunir em caráter reservado para deliberar sobre a aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa do EQ e estabeleceu uma folha de recomendações onde a comissão examinada deixa suas orientações sobre as correções de rumos, complementações e demais considerações que pertinentes achares.

O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação do EQ: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.

Atenção: não há segunda chance para a defesa do EQ. Em caso de reprovação, o doutorando é desligado do curso.

Prazo para Conclusão do Doutorado

O prazo regulamentar para a conclusão do doutorado é de 48 meses. A expectativa é que todas as disciplinas sejam completadas até a final do primeiro ano ano. Findo este prazo, e havendo boa justificativa, é possível solicitar prorrogações (Res. Normativa 154/2021).

Não há possibilidade de prorrogação como bolsas de estudos administrados pelo POSMEC além do prazo regulamentar de 48 meses. Exceção são para gestantes.

1 – Prorrogação: O pedido de prorrogação deve ser feito pelo orientador, em formulário próprio, Formulário de Prorrogação de Prazo, contendo a justificativa para a prorrogação, anexando o cronograma de atividades do período. O pedido deve ser  assinado pelo doutorando e pelo orientador. Lembrando que o tempo máximo de prorrogação é de 12 meses e mínimo um período letivo. A avaliação do tempo de prorrogação fica a cargo do coordenador do curso.

2 – Trancamento: Em casos de força maior, ou por impedimentos de ordem particular, o doutorando poderá requerer trancamento do curso. Neste período o doutorando não poderá cursar disciplinas, defender o exame de qualificação, tese de doutorado ou cumprir qualquer formalidade ligada ao curso. O período relativo ao trancamento não é contabilizado para efeito no tempo máximo de integralização do doutorado. O prazo mínimo do trancamento é de um período letivo e máximo de 12 meses. Não é permitido o trancamento da matrícula no primeiro bimestre, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão do curso. Trancamento só pode ser pedido no período de matrícula, no início de bimestre.

Obs: na efetivação do trancamento a bolsa é imediatamente cancelada.

Formulário de Trancamento do Curso

3 – Desistência:  Atualmente, o aluno que solicita a desistência dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação) tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso, a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão. Não pode ser solicitada caso o aluno esteja na iminência de desligamento.

4 – Desligamento: O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos e aos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa. Os motivos para o desligamento estão descritos na Res. 154/2021/CUn.

Orientação 

Cada doutorando tem que ter um orientador credenciado pelo POSMEC. A definição do orientador é por ocasião do ingresso do doutorando no curso. O orientador guiará o aluno na escolha das disciplinas necessárias para desenvolver o plano de trabalho acordado, bem como em todas as fases de desenvolvimento do EQ, da pesquisa e do documento da tese. A troca de orientador é permitida, seja por iniciativa do aluno, ou por iniciativa do orientador. Basta enviar e-mail com cópia para o antigo e para o novo orientador, informando a troca.

A inserção de coorientador será feita a pedido, a qualquer momento, com aprovação pelo colegiado delegado. São permitidos até 2 coorientadores por aluno.

Tese de Doutorado

A tese de doutorado é o documento escrito no qual estarão registrados os desenvolvimentos e contribuições do trabalho de pesquisa desenvolvido no escopo do doutorado. Deve ser redigido com rigor científico na língua Portuguesa. O Colegiado pode autorizar o uso da língua Inglesa. O POSMEC disponibiliza um Modelo_ Tese e dissertação (Microsoft Word) que deve ser preferencialmente utilizado. Há também o Modelo de Dissertação e Tese em LATEX.

A tese de doutorado deve ser defendida pelo aluno perante uma Comissão Examinadora composta do Orientador (presidente) e mais três outros membros definidos de acordo com as Diretrizes Comissões Examinadoras, onde um dos participantes deve ser externo à UFSC. Um dos membros externos é designado Relator da tese. Ele examinará previamente o trabalho e emitirá um parecer recomendando ou não a defesa da tese na forma como se encontra. A defesa só pode ser autorizada com o parecer positivo do Relator.

A composição da comissão avaliadora tem que ser solicitada pelo orientador em formulário próprio e precisa ser aprovada pelo Colegiado Delegado antes da defesa.

A defesa é pública. Inicia com uma apresentação de 50 minutos feita pelo aluno sobre o seu trabalho. É seguida de arguições por parte de cada membro da comissão avaliadora. O público presente também tem oportunidade de se manifestar. Na sequência, a comissão avaliadora, em caráter reservado, delibera pela aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa e estabelecida uma folha de requisitos que a comissão examinadora pode exigir que sejam incorporados na versão final da tese de doutorado.

O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação da tese de doutorado: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.

Atenção: não há segunda chance para a defesa da tese de doutorado. Em caso de reprovação, o doutorando é desligado do curso.

Publicação em Periódico

Cada doutorando precisa publicar pelo menos um artigo em periódico internacional de bom nível. É requerido que o Qualis do periódico seja A1, A2, B1 ou B2. O Colegiado Delegado NÃO APROVARÁ a banca de doutorado sem a comprovação de que o artigo foi publicado, ou está aceito para publicação ou foi submetido para publicação.

Defesa de Tese e Diploma de Doutorado

Para a defesa da Tese o aluno deve enviar em docx. o formulário de agendamento de defesa preenchido, no mínimo com 15 dias de antecedência. A documentação só será feita após o recebimento do relato favorável à tese pela secretaria.

É de interesse do aluno o pedido de diploma.

Após a aprovação na defesa de doutorado, o já doutor deve cumprir algumas formalidades para requerer o seu diploma de doutorado. Dentre elas, deve entregar a versão definitiva da sua tese dentro dos prazos definidos pela comissão examinadora. O aluno deve enviar e-mail para o ppgemc@contato.ufsc.br, a fim de saber quais documentos devem ser enviados para o pedido de diploma.  A versão final da tese é enviada em pdf. para assinatura do coordenador do programa, somente após a assinatura do orientador do aluno.

Para retirar a certidão negativa de debito da BU, que é necessária para pedido de diploma, é só seguir o link: http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/

Defesas em sigilo: Passos para o sigilo

  • Arquivos Entrega digital de dissertações e teses na BU – NOVO

1- Resolução Normativa nº46/2019

2- Template-A4_Diss.-Tese_ 17-01-2020

3- Orientação-para-Criação-de-Certificado-Digital

4- Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclusão-de-curso-em-nível-de-mestrado-e-doutorado

Resolução cotutela