Doutorando

Guia de Sobrevivencia do Doutorando_v2015_1.

Resolução 003-2015 – Exame de Qualificação

Resolução 002-2015 – Doutorado Sanduíche

Resolucao 003-2014 – Dedicacao Exclusiva Parcial

Diretrizes das comissoes examinadoras

Memo-Circ.-21-2014-PROPG – Qualificação para o PDSE

Resolução 003-2015 – Exame de Qualificação

Resolução 002-2015 – Doutorado Sanduíche

Resolução Normativa Nº 3.CPG.2021 – Estágio de Docência

Resolucao_01-PPGEM-2022_Estudo_Dirigido

Matrícula

(calendário acadêmico no POSMEC)

1 – Somente para a primeira matrícula:

  1. O aluno deveria preencher, assinar e imprimir o requerimento de matrícula – alunos regulares (no site, em formulários) e definir com o Orientador as disciplinas que serão feitos no bimestre inicial. Após, o aluno deveria enviar o requerimento assinado via e-mail para: chefia.ppgemc@contato.ufsc.br;

2 – Demais matrículas:

  1. Todo bimestre, a matrícula em disciplinas de alunos regulares é feita através do CAPG (calendário acadêmico);
  2. A ficha de matrícula preenchida no CAPG deve ser impressa, assinada pelo orientador e arquivada com o aluno para seu controle, pois pode ser solicitada pela secretaria;

⇒Matrícula em outros cursos de pós-graduação da UFSC: O aluno deve imprimir o requerimento de matrícula – alunos regulares do Posmec (feito manualmente, não é via CAPG), preencher os dados completos, pegar a assinatura do Orientador, e enviar via e-mail para o endereço já citado, no período de matrícula do outro programa.

Todo doutorando deve se matricular em TODO BIMESTRE. Enquanto o aluno não completar o número mínimo de créditos, a matrícula deve ser feita em disciplinas. Após completar o número mínimo de créditos (36), o doutorando DEVE se matricular em Tese (mesmo em prorrogação).

Course syllabuses

3 – Ajuste e Cancelamento de Matrícula em Disciplinas

  1. Ajuste: (feito manualmente) é feito através do requerimento de matrícula para alunos regulares (guia formulários), preenchido, colhida a assinatura do Orientador e enviado via e-mail para o endereço citado. Prazo é o de cancelamento;
  2. Cancelamento: realizar o cancelamento através do sistema CAPG. Imprimir o comprovante e manter arquivado, pois a secretaria pode solicitar o comprovante;

Proficiência em Língua Estrangeira

Será exigida a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras. Os alunos estrangeiros do POSMEC deverão também comprovam proficiência em língua portuguesa. As provas poderão ser feitas no DLLE/CCE/UFSC, e devem ser marcadas pelo interessado.

Nenhum aluno em débito com as exigências de proficiência em línguas estrangeiras pode submeter-se ao exame de qualificação. A proficiência em língua inglesa é através do TOEFL ou da prova realizada no DLLE/CCE/UFSC (acima média de 7,0).

Estudo Dirigido (somente doutorado)

O estudo dirigido é enviado através da Solicitação de estudo dirigido, preenchido e assinado pelo orientador e aluno, para aprovação na reunião do colegiado. A banca de avaliação já deve ser informada no documento mencionado. É de competência do colegiado a aprovação da solicitação e da banca apresentada. Após a aprovação na reunião do colegiado, a secretaria providencia a matrícula do aluno no CAPG.

Para o registro da nota do aluno, ao final da avaliação, ser enviado via e-mail o Formulario Avaliacao Estudo Dirigido assinada pelos membros da banca avaliadora. Acima, há regulamento divulgado a respeito.

Exame de Qualificação

 

Todos defendem seu Exame de Qualificação (EQ) tão se completam os 30 créditos e antes que se completam 18 meses dos dados da matrícula no Posmec. Com justificativa, o prazo para a defesa do EQ pode ser estendido até 24 meses. Para isso, o orientador e o doutorando encaminharam à Secretaria do POSMEC um pedido de prorrogação contendo os motivos, anexando-se um cronograma do período. Se a defesa do EQ não se der até o 24º mês a bolsa de doutorado será suspensa.

O texto do exame de qualificação, tipicamente, apresenta entre 60 e 90 páginas com a proposta da tese a ser desenvolvida. Deve conter a revisão bibliográfica preliminar do tema, definir os objetivos do trabalho, realçar seus elementos inéditos, apresentar a forma como o trabalho será desenvolvido (método), o cronograma de trabalho, os resultados esperados e demonstrar que condições e recursos suficientes para viabilizar o trabalho.

A banca do EQ deve ser formada conforme dispõe a Res. Normativa 154/2021, bem como as Diretrizes_Comissoes_Examinadoras. É aprovada pelo Colegiado Delegado.

A defesa do EQ tem uma parte pública e outra das portas fechadas. A parte pública inicia com uma apresentação pelo aluno de 50 minutos da proposta do trabalho. A seguir tem oportunidade de se manifestar sobre o trabalho e questionar o candidato. Na sequência, inicia-se a fase de portas fechadas. O doutorando é argumentado por cada membro da comissão examinadora sobre a proposta do trabalho. Finalmente, a comissão examinadora se reunir em caráter reservado para deliberar sobre a aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa do EQ e estabeleceu uma folha de recomendações onde a comissão examinada deixa suas orientações sobre as correções de rumos, complementações e demais considerações que pertinentes achares.

O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação do EQ: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.

Atenção: não há segunda chance para a defesa do EQ. Em caso de reprovação, o doutorando é desligado do curso.

Prazo para Conclusão do Doutorado

O prazo regulamentar para a conclusão do doutorado é de 48 meses. A expectativa é que todas as disciplinas sejam completadas até a final do primeiro ano ano. Findo este prazo, e havendo boa justificativa, é possível solicitar prorrogações (Res. Normativa 154/2021).

Não há possibilidade de prorrogação como bolsas de estudos administrados pelo POSMEC além do prazo regulamentar de 48 meses. Como únicas exceções são para gestantes e doutorandos de excelente desempenho que passou direto do mestrado para o doutorado.

**Prorrogação

O pedido de prorrogação deve ser feito pelo orientador, em formulário próprio, Formulário de Prorrogação de Prazo, contendo a justificativa para a prorrogação, anexando o cronograma de atividades do período. O pedido deve ser  assinado pelo doutorando e pelo orientador. Lembrando que o tempo máximo de prorrogação é de 12 meses e mínimo um período letivo. A avaliação do tempo de prorrogação fica a cargo do coordenador do curso.

**Trancamento

Em casos de força maior, ou por impedimentos de ordem particular, o doutorando poderá requerer trancamento do curso. Neste período o doutorando não poderá cursar disciplinas, defender o exame de qualificação, tese de doutorado ou cumprir qualquer formalidade ligada ao curso. O período relativo ao trancamento não é contabilizado para efeito no tempo máximo de integralização do doutorado. O prazo mínimo do trancamento é de um período letivo e máximo de 12 meses. Não é permitido o trancamento da matrícula no primeiro e no último período letivo, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão do curso. Trancamento só pode ser pedido no período de matrícula, no início de bimestre.

Obs: na efetivação do trancamento a bolsa é imediatamente cancelada.

Formulário de Trancamento do Curso

Desistência

Atualmente, o aluno que solicita a desistência dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação) tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso, a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão. Não pode ser solicitada caso o aluno esteja na iminência de desligamento.

Desligamento

O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos e aos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa. Será desligado do programa por insuficiência de desempenho o aluno que se enquadrar em qualquer um dos itens a seguir:

  • deixar de se matricular por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;
  • caso seja reprovado em duas disciplinas;
  • quando esgotar o prazo máximo para conclusão do curso;
  • se for reprovado no exame de tese.

Orientador

Cada doutorando tem que ter um orientador de doutorado credenciado pelo POSMEC. A definição do orientador é por ocasião do ingresso do doutorando no curso. O orientador guiará o aluno na escolha das disciplinas necessárias para desenvolver o plano de trabalho acordado, bem como em todas as fases de desenvolvimento do EQ, da pesquisa e do documento da tese.

A troca de orientador é permitida, seja por iniciativa do aluno, ou por iniciativa do orientador. Basta enviar e-mail com cópia para o antigo e para o novo orientador, informando a troca.

A inserção de coorientador será feita a pedido, a qualquer momento, com aprovação pelo colegiado delegado. São permitidos até 2 coorientadores por aluno.

Tese de Doutorado

A tese de doutorado é o documento escrito no qual estarão registrados os desenvolvimentos e contribuições do trabalho de pesquisa desenvolvido no escopo do doutorado. Deve ser redigido com rigor científico na língua Portuguesa. O Colegiado pode autorizar o uso da língua Inglesa. O POSMEC disponibiliza um Modelo_ Tese e dissertação (Microsoft Word) que deve ser preferencialmente utilizado. Há também o Modelo de Dissertação e Tese em LATEX.

A tese de doutorado deve ser defendida pelo aluno perante uma Comissão Examinadora composta do Orientador (presidente) e mais três outros membros definidos de acordo com as Diretrizes Comissões Examinadoras, onde um dos participantes deve ser externo à UFSC. Um dos membros externos é designado Relator da tese. Ele examinará previamente o trabalho e emitirá um parecer recomendando ou não a defesa da tese na forma como se encontra. A defesa só pode ser autorizada com o parecer positivo do Relator.

A composição da comissão avaliadora tem que ser solicitada pelo orientador em formulário próprio e precisa ser aprovada pelo Colegiado Delegado antes da defesa. R

A defesa é pública. Inicia com uma apresentação de 50 minutos feita pelo aluno sobre o seu trabalho. É seguida de arguições por parte de cada membro da comissão avaliadora. O público presente também tem oportunidade de se manifestar. Na sequência, a comissão avaliadora, em caráter reservado, delibera pela aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa e estabelecida uma folha de requisitos que a comissão examinadora pode exigir que sejam incorporados na versão final da tese de doutorado.

O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação da tese de doutorado: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.

Atenção: não há segunda chance para a defesa da tese de doutorado. Em caso de reprovação, o doutorando é desligado do curso.

Publicação em Periódico

Cada doutorando precisa publicar pelo menos um artigo em periódico internacional de bom nível. É requerido que o Qualis do periódico seja A1, A2, B1 ou B2. O Colegiado Delegado NÃO APROVARÁ a banca de doutorado sem a comprovação de que o artigo foi publicado, ou está aceito para publicação ou foi submetido para publicação.

Defesa de Tese e Diploma de Doutorado

Para a defesa da Tese o aluno deve enviar em docx. o formulário de agendamento de defesa preenchido, no mínimo com 15 dias de antecedência. A documentação só será feita após o recebimento do relato favorável à tese pela secretaria.

É de interesse do aluno o pedido de diploma.

Após a aprovação na defesa de doutorado, o já doutor deve cumprir algumas formalidades para requerer o seu diploma de doutorado. Dentre elas, deve entregar a versão definitiva da sua tese dentro dos prazos definidos pela comissão examinadora. O aluno deve enviar e-mail para o ppgemc@contato.ufsc.br, a fim de saber quais documentos devem ser enviados para o pedido de diploma.  A versão final da tese é enviada em pdf. para assinatura do coordenador do programa, somente após a assinatura do orientador do aluno.

Para retirar a certidão negativa de debito da BU, que é necessária para pedido de diploma, é só seguir o link: http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/

Defesas em sigilo: Passos para o sigilo

  • Arquivos Entrega digital de dissertações e teses na BU – NOVO

1- Resolução Normativa nº46/2019

2- Template-A4_Diss.-Tese_ 17-01-2020

3- Orientação-para-Criação-de-Certificado-Digital

4- Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclusão-de-curso-em-nível-de-mestrado-e-doutorado

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