Formas de Acesso ao POSMEC

Há basicamente quatro formas de acessar o POSMEC:

1. Como aluno regular de mestrado
  2. Como aluno regular de doutorado
  3. Como pós-doutorando
  4. Como aluno em matrícula isolada (neste caso é aluno somente da disciplina e não do POSMEC)

Cada uma delas será descrita na sequência:

1. Alunos regulares de mestrado

Alunos regulares de mestrado foram previamente aprovados no Processo Seletivo para o mestrado. Podem se envolver no mestrado em regime de dedicação exclusiva (DE) ou em regime de dedicação parcial (DP).

Alunos que se dedicam ao mestrado em DE (Fig. 1) devotam pelo menos 40 horas semanais ao mestrado. Possuem até 24 meses para cursar todas as disciplinas, elaborar e defender o Projeto de Dissertação de Mestrado e desenvolver e defender a Dissertação de Mestrado. São elegíveis para receberem bolsas de estudos.

Mestrado_DE

Fig. 1 – Mestrado em Dedicação Exclusiva

Alunos com DP (Fig. 2) são tipicamente formados por por profissionais que atuam em empresas ou outras organizações e, em paralelo, desenvolvem seu mestrado no ritmo que é possível, sem abrir mão da qualidade da formação e da dissertação desenvolvida. Cursam todas as disciplinas com matrícula isolada e elaboram o Projeto de Dissertação de Mestrado antes de se candidatar ao processo seletivo. Somente após aprovados no processo seletivo se tornam alunos regulares e têm até 24 meses para desenvolver e defender a dissertação de mestrado.

Mestrado_DP

Fig. 2 – Mestrado em Dedicação Parcial

2. Alunos Regulares de Doutorado

Em cumprimento à Instrução Normativa nº 21 de 16 de março de 2020 e ao Boletim Oficial referente às Portarias nº 352/2020/GR e nº 353/2020/GR (devido ao COVID-19), o atendimento da secretaria do programa será efetuado exclusivamente por e-mail a partir do dia 18/03/2020. Desta forma, toda documentação enviada para a inscrição no doutorado deverá ser num pdf. somente para o e-mail chefia.ppgemc@contato.ufsc.br (exceto as folhas de referência que são para o e-mail secretaria.posmec@gmail.com)

Alunos regulares de doutorado foram previamente aprovados por Comissão Examinadora para o doutorado. Podem se envolver no doutorado em regime de dedicação exclusiva (DE) ou em regime de dedicação parcial (DP).

Alunos que se dedicam ao doutorado em DE (Fig. 3) devotam pelo menos 40 horas semanais ao doutorado. Possuem até 48 meses para cursar todas as disciplinas, elaborar e defender o Exame de Qualificação e desenvolver e defender a Tese de Doutorado. São elegíveis para receberem bolsas de estudos

Doutorado_DE

Fig. 3 – Doutorado em Dedicação Exclusiva

Alunos com DP (Fig. 4) são tipicamente formados por por profissionais que atuam em empresas ou outras organizações e, em paralelo, desenvolvem seu doutorado no ritmo que é possível, sem abrir mão da qualidade da formação e da tese desenvolvida. Cursam todas as disciplinas com matrícula isolada e elaboram o Exame de Qualificação antes de se candidatar ao processo seletivo. Somente após aprovados no processo seletivo se tornam alunos regulares e têm até 48 meses para desenvolver e defender a tese de doutorado.

Doutorado_DP

Fig. 4 – Doutorado em Dedicação Parcial

3. Pós-Doutorandos

São pesquisadores que se dedicam exclusivamente ao estágio pós-doutoral junto a um grupo de pesquisa no POSMEC. Normalmente recebem bolsas de estudos pagas por agências de fomento ou por projetos de pesquisa.

O ingresso no pós-doutorado é geralmente feito através da indicação do professor que irá supervisionar o estágio pós-doutoral. A solicitação precisa ser aprovada pelo Colegiado Delegado e pela Pro-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG).

4. Matrícula isolada em disciplina

É a modalidade de matrícula recomendada para candidatos que pretendem se dedicar ao mestrado ou ao doutorado em dedicação parcial. É também a forma que o público em geral tem de cursar disciplinas em caráter eventual.

Veja mais sobre a matrícula isolada em disciplina.