Governança

A gestão do POSMEC é realizada por instâncias seguintes:

Colegiado Pleno

É a instância decisória mais elevada do POSMEC. Reunir-se normalmente para eleger o coordenador e para tomar decisões estruturais. É formado por:

  • Todos os docentes credenciados como permanentes integrantes do quadro de pessoal da Universidade;
  • Representantes do corpo discente, eleitos pelos alunos regulares, na proporção de 1/5 dos membros docentes do Colegiado Pleno, desprezada a fração;
  • Chefe do departamento que abrigar o maior número de docentes credenciados como permanentes.

A representação discente será escolhida por seus pares para um mandato de um ano, permitida a recondução.

Colegiado Delegado O Colegiado Delegado é o órgão de coordenação didático-científica do Programa, sendo constituído:

  • Coordenador, como presidente, e do subcoordenador, como vice-presidente;
  • De representantes do corpo docente, eleitos por seus pares;
  • Fazer último docente a ter exercido a função de coordenador;
  • De dois representantes discentes, eleitos por seus pares, sendo um de mestrado e outro de doutorado.

Reúne-se originariamente uma vez por mês.

Agenda de reuniões do Colegiado Delegado

Atas de reuniões do Colegiado Delegado

Coordenação

A equipe de coordenação é formada pelo Coordenador e Subcoordenador, com mandato de dois anos, permitida uma recondução. Deverão ser professores permanentes do POSMEC e integrantes do quadro de pessoal da Universidade, e serão eleitos pelo colegiado pleno do POSMEC.

Secretaria

  A equipe da secretaria do POSMEC é responsável pelas atividades administrativas do Programa. É composta por dois membros permanentes e conta com o apoio de membros temporários.

Comissões

Comissões são constituídas para apoiar atividades do POSMEC de forma perente ou de forma eventual. São comissões perentes:

  • Comissão de Bolsas
  • Comitê Gestor do PROEX

São exemplos de comissões ativas formadas para finalidades específicas

  • Revisão de critérios para comprovar proficiência em língua estrangeira
  • Revisão das diretrizes para seleção de alunos de doutorado
  • Regulamentação do Exame de Qualificação