Master’s student

Perguntas sobre os Mestres? Entre em contato (ppgemc@contato.ufsc.br)

Esta página reuniu algumas informações úteis sobre a vida acadêmica dos alunos do mestrado da POSMEC. É para fins de orientação e não substitui o Regulamento POSMEC 2011 ou o Regulamento Normativo de Pós-Graduação (154/CUn/2021). SUA TRANSCRIÇÃO, DISPONÍVEL NO CAPG, CONTÉM UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES SOBRE SUA SITUAÇÃO COM O POSMEC, É DEVER DO ALUNO VERIFICAR SUA TRANSCRIÇÃO PERIODICAMENTE.

Admissão do Mestre: A admissão ao programa de mestrado é feita mediante a publicação de uma chamamento público específico. Duas chamadas públicas são publicadas anualmente, uma em maio (para ingresso em agosto – 2º semestre) e outra em outubro (para ingresso em março do ano seguinte – 1º semestre). Ao se inscrever no CAPG e encaminhar a encaminhar documentação exigida dentro do prazo estipulado na publicação, o candidato será avaliado por uma comissão de avaliação, designada de acordo com a área de concentração pretendida.

Matrícula (prazo do calendário acadêmico do POSMEC)

Apenas a primeira matrícula: Ao ingressar no POSMEC, imprimir Solicitação de AJUSTAMENTO DE MATRÍCULA – alunos regulares e conversar com um professor na área de concentração pertencente ao Conselho Delegado do POSMEC em que foi selecionado, para orientação sobre os cursos que realizados foram realizados durante o período. Para efetivar a matrícula, o aluno entregar deverá a inscrição assinada na sede administrativa do programa nos dados especificadas no calendário acadêmico para novos alunos.

Matrícula de Alunos Regulares em Cursos posmec: Como matrículas são processadas via CAPG nos períodos definidos pelo Calendário Acadêmico nos dados para alunos regulares do programa. Cada aluno de mestrado deve se inscrever em cada período acadêmico em nada menos que 4 créditos. Após completar o número mínimo de créditos (18) com índice de desempenho de nada menos que 7,0, o aluno mestre deve se inscrever em Tese em todos os períodos acadêmicos (mesmo que tenha solicitado uma prorrogação).

Alunos Regulares posmec – Matrículas em cursos de outros programas da UFSC: O aluno deve imprimir o formulário de Inscrição para alunos regulares do POSMEC em OUTROS PROGRAMAS (disponível no link Formulários), preencher os detalhes do curso, obter a assinatura do Supervisor e encaminhá-lo via e-mail (ppgemc@contato.ufsc.br) para POSMEC durante o período de inscrição do outro programa.

Matrícula em cursos posmec para estudantes regulares de outros programas de pós-graduação: Os alunos se matriculam na sede administrativa do seu próprio programa, com o respectivo formulário, mas no período de inscrição dos alunos regulares do POSMEC.

Ajuste e Cancelamento de Matrícula

O ajuste de matrícula é feito pelo meio da Solicitação de Ajuste de Matrícula – alunos regulares, concluídos e encaminhados ao POSMEC (ppgemc@contato.ufsc.br) nos dados especificados no calendário acadêmico, após o supervisor ou professor na área de concentração assiná-lo.

Como inscrições em um ou mais cursos podem ser cancelados com o consentimento do supervisor. O cancelamento deve ser solicitado via CAPG. Não aceitamos cancelamento tardio, pois é feito online. O cancelamento dos cursos é exclusivo para alunos regulares, que tem acesso ao CAPG.

Número Mínimo de Créditos

Os alunos em tempo integral devem estar matriculados em cada período acadêmico em menos de 4 créditos, como mencionado anteriormente. Também deve completar um mínimo de 18 créditos para defender a tese e 15 créditos para defender o projeto de tese do mestre. Para concluir o mestrado, o aluno deve preencher 24 créditos (18 + 6 da tese). Como matrículas em menor número de créditos podem ser autorizados pela Coordenação do Programa em casos especiais. Para isso, o aluno deve enviar uma solicitação por escrito ao POSMEC informando seus razões, que podem ser incluídos no requerimento de matrícula. É necessário ter o consentimento do orientador.

Projeto de Tese do Mestrado

Todo aluno de mestrado em tempo integral deve se preparar, entregar e defender seu Projeto de Tese de Mestrado (MTP) antes dos 12 meses de entrada do aluno no POSMEC. O aluno deve ter demonstrado proficiência em inglês e concluído 15 créditos. Neste ponto, o supervisor já deve ter sido escolhido.

O prazo para entregar o Pedido de Comitê Examinador do MTP ao POSMEC e para apresentação está previsto no Calendário Acadêmico.

A defesa do MTP deve ser agendada com o supervisor, antes dos 12 meses de admissão. O supervisor deve imprimir e levar, no dia da defesa, duas folhas do formulário de avaliação do MTP, que devem ser entregues em conjunto, após a defesa, no escritório do POSMEC.

O formulário, o conteúdo e outras especificidades do MTP são regulados através das instruções e procedimentos do MTP. A POSMEC prepara algumas orientações para ajudar-lo no processo de preparação e apresentação do seu MTP: Dicas para melhor escrita e Dicas para apresentações orais.

Proficiência em Língua Estrangeira

Os alunos serão obrigados a apresentar a proficiência em inglês. Os alunos estrangeiros do POSMEC também devem apresentar proficiência em português. Nenhum aluno endividado com requisitos de proficiência em língua estrangeira pode defender sua tese de mestrado.

A proficiência em língua inglesa pode ser mostrada com a pontuação toefl, com pelo menos 47 pontos na prova de leitura, ou fazendo o exame DLLE/CCE/UFSC. O aluno que não apresentou proficiência não pode defender sua tese. Cursos com mais de 60 horas-aula podem ser avaliados para comprovar a proficiência.

Prazo para conclusão do mestrado

O prazo regulamentar para a conclusão do mestrado no POSMEC é de 24 meses. A previsão é que todos os cursos sejam concluídos até a final do primeiro ano ano, para alunos com dedicação em tempo integral. Posteriormente, o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, a preparação e defesa da tese deve ser realizado até o último período, nos últimos 12 meses, quando o aluno já possui os 18 créditos, deve se inscrever em todos os termos até a defesa. Objetividade e de são elementos de grande impacto para o sucesso.

Completar o mestrado dentro do prazo regular é a melhor alternativa para o aluno, o supervisor e para o POSMEC. Após esse prazo, e se houver uma boa justificativa, é possível solicitar uma prorrogação. Em casos de força maior, poderia ser concedido até 12 meses de prorrogação. No entanto, não há possibilidade de estender as bolsas administradas pelo POSMEC para além do período regulatório de 24 meses. Uma única exceção para mulheres grávidas.

Extensão

O pedido de prorrogação deve ser feito pelo supervisor, em um formulário específico (Formulário de Solicitação de Prorrogação do Prazo), contendo a justificativa para a prorrogação, anexando o cronograma de atividades para o período. O tempo máximo de prorrogação é de 12 meses, e o mínimo é de um prazo, ou 2 meses. A avaliação do tempo de extensão é de responsabilidade do coordenador do programa. Como dados referentes à prorrogação estão disponíveis para consulta na transcrição do aluno no CAPG, e o aluno deve ser atualizado em relação a esses dados, informando-os ao seu supervisor.

Licença de Ausência

Em casos de força maior, ou devido aos impedimentos particulares, o aluno mestrado do pode solicitar uma licença, desde que o supervisor permita. Durante esse período, o aluno de mestrado não pode fazer cursos, defender a tese ou concluir qualquer formalidade relacionada ao programa. O período relacionado à licença não é pelo tempo contado máximo para completar o mestrado. A licença mínima de afastamento é de um prazo, e o máximo é de 12 meses. Não é possível solicitar uma licença no primeiro e último mandato acadêmico, ou em períodos de prorrogação. Se o aluno para bolsista, a bolsa será cancelada quando a licença para solicitada. Os cursos realizados durante a licença não podem ser validados. Formulário de Solicitação de Licença

A licença só pode ser solicitada durante o período de inscrição, no início do prazo.

Obs.: Os estudantes a partir de 2015 terão a prorrogação e a licença somada, por exemplo: 1) se o aluno solicitar uma licença de 12 meses, não poderá solicitar mais uma prorrogação (Regulamento 95/2017), 2) caso o aluno solicite uma licença de 6 meses, pode solicitar apenas uma prorrogação de 6 meses.

Withdrawal

Currently, the student who requests withdrawal (there is no form, the request is made with a justification signed by the supervisor) within the regular deadline (without extension) has the right to request, through new participation in the admission selection process, the validation of the courses in which s/he has been approved. However, the decision on validation is left to the analysis committee. The deadline for validating courses is currently up to 10 years from completion. The student who is about to be dismissed may not request withdrawal.

Dismissal

The student will be dismissed from the program due to insufficient performance when:

  1. S/he stops enrolling for two consecutive periods, without requesting a leave of absence;
  2. If s/he fails in two courses;
  3. When the maximum period for finishing the program has expired;
  4. If s/he fails the thesis defense.

The student who is dismissed from the program loses the right to validate course credits and other completed events in the case of a new request to enter the program, since the dismissal is a punitive measure.

Supervisor

Each master’s student must have a supervisor accredited by POSMEC. The supervisor is usually selected within the first or second term. At the latest, the definition must be prior to the beginning of the preparation of the Master’s Thesis Project (MTP). The supervisor will guide the student in choosing the courses necessary to develop the agreed work plan, as well as in all phases of the development of the research and the thesis. The supervisor’s formalization will take place with the defense of the MTP.

The change of supervisor is allowed, either at the student’s or at the supervisor’s initiative. To request a supervisor or a change of supervisor, simply contact the POSMEC office. The inclusion of a co-supervisor will be done on request, with the supervisor’s knowledge, at any time, with the approval of the Council.

Master’s Thesis

The master’s thesis is the written document in which the developments and contributions of the research work developed within the scope of the master’s will be registered. It must be written with scientific rigor, in Portuguese.

The Delegate Council may authorize the use of the English language. POSMEC provides a Model for Dissertation and Thesis (Microsoft Word) that should preferably be used. There is also the Model for Dissertation and Thesis in LATEX.

The master’s thesis must be defended by the student before an Examining Committee, composed of the Supervisor (president) and two other members, at least one of whom is external to the program (Check the Examining_Committee_Guidelines). The composition of the evaluation committee must be requested by the supervisor in a specific form (Evaluation Committee Application for the Council) and must be approved by the Delegate Council before the defense. It is recommended that the request for approval by the evaluation committee be forwarded to the POSMEC Office at least 30 days in advance of the expected defense date.

The defense is public. It starts with a 50-minute presentation made by the student about his/her work. It is followed by the oral examination from each member of the evaluation committee. The attending public also has the opportunity to speak up. Then, the evaluation committee deliberates in private on whether to approve the work. The minute is taken, and a requirements document is prepared, with the changes that the examining committee may require to be incorporated in the final version of the master’s thesis.

POSMEC has prepared some guidelines to help you in the process of preparing and presenting your Master’s thesis: Tips for better writing and Tips for oral presentations.

Attention: there is no second chance to defend the thesis. In case of failure, the master’s student is dismissed from the program.

Undergraduate thesis (UT) validated as Master’s Thesis Project

In order to be validated as MTP (Master’s Thesis Project), in addition to fulfilling the undergraduate program’s criteria, the document must contain the MTP elements, as described in POSMEC Regulation. It is important that the examining committee is selected according to these criteria. Based on this standard, it is possible to verify that the MTP is a simpler document than the UT, because MTP is propositional. Therefore, the UT must contain the elements of schedule and expected financial need (if applicable) for the master’s degree. For validation, once the UT defense has taken place, the committee professors must complete the MTP assessment sheets prepared by POSMEC and deliver it to the POSMEC office.

To download the MTP evaluation file, access this link.

Following these procedures, UT approval will be valid as MTP.

Defense Steps and Master’s Diploma

For the Master’s Thesis defense:

  1. The supervisor must indicate the examining committee to POSMEC  (Master’s Examining Committee Application  Supervisor area) on the respective dates to be considered at the Council meeting (first Wednesday of each month):
  2. After the approval of the committee by the Council, if there is interest in the rooms managed by the Department (meeting rooms and auditorium), the place, date and time of the defense should be scheduled on the website http://emc.ufsc.br/portal. If you have questions, please call 3721 7612/3721 9721 or 3721 9225. Other rooms are at the discretion of the interested party.
  3. After reserving a room, send the Master’s Defense Request Form (available at “Forms”) to ppgemc@contato.ufsc.br informing the defense data (place, date, time, concentration area, date of approval in the Council, examination committee, summary and keywords) in word format. We ask you to send it 20 days in advance. The student will only be able to defend his/her thesis if the documentation is complete (copy of diploma, RG and CPF, birth/marriage certificate, required credits, MTP, proficiency, achievement index above 7.0, among others). Scholarship holders who defend their thesis before the 15th will no longer receive it the following month.
  4. After being approved in the master’s defense, the now Master must complete some formalities to apply for his/her master’s degree. Among them, s/he must deliver the final version of the thesis within the deadlines set by the examining committee.
  5. After the defense, the student should go to the POSMEC office to check the documentation list for the diploma application.
  6. The student must send the final version, with digital signatures of the supervisor and the program coordinator to the POSMEC office. E-mail: secretaria.posmec@gmail.com
  7. See the other measures at Diploma Request Process
  8. In order to issue the debt clearance certificate at the University Library, which is required to apply for a diploma, just follow the link. http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/
  9. For a third party to receive your diploma, it is necessary to present a simple power of attorney, attaching a copy of a document with photo (RG, CPF or CNH) of the third party who will come to get the diploma. The power of attorney model should be as follows: Power of attorney