Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Sobre a Inscrição

Por quem devem ser preenchidas as folhas de referência?
Por alguém que conheça seu desempenho acadêmico e possa opinar sobre seu potencial para a pesquisa. Professores, orientadores de iniciação científica, orientadores de estágio, coordenadores de projeto ou de equipes de trabalho normalmente fornecem estas informações. São as pessoas que você indica no formulário de inscrição.

Para o doutorado: o orientador de mestrado envia carta de recomendação e não folha de referência. No caso de o orientador de mestrado e doutorado serem a mesma pessoa, pode ser enviada uma só carta de recomendação e aceite.

É necessário comparecer pessoalmente no PosMEC para efetivar minha inscrição?
Embora você seja sempre bem-vindo a nos visitar, não há necessidade de comparecer pessoalmente apenas para efetivar sua inscrição. A documentação pode ser trazida por outra pessoa ou enviada via CORREIOS.

Sobre as Bolsas

Quem pode receber uma bolsa de pós-graduação do POSMEC?
Mestrandos e doutorandos regularmente matriculados que estejam se dedicando exclusivamente à pós-graduação e que não tenham vínculo empregatício.

Bolsista pode ser professor substituto?

De acordo com o CNPq, o bolsista poderá manter vínculo empregatício se atendidas, no todo, as condições da Portaria Conjunta n° 01, de 15/07/2010, nota de esclarecimento emitida conjuntamente com a CAPES. Pode acumular bolsa e docência (esta deve vir após a implementação da bolsa), desde que com a autorização do orientador e do coordenador do programa.

Qual a duração das bolsas de pós-graduação?
Bolsas de Mestrado são de até 24 meses. Bolsas de Doutorado podem ter até 48 meses. Bolsa não admite prorrogação. O aluno que ganhar bolsa no decorrer do curso (não no primeiro mês) receberá de acordo com os meses que faltam para terminar o prazo (regulamentar).

Como são alocadas as bolsas de pós-graduação?
Dentro de cada área de concentração as bolsas do POSMEC são alocadas em função da ordem de classificação resultante do processo de seleção. Bolsas adicionais, vinculadas a projetos de pesquisa, ou a programas especiais de formação de recursos humanos, podem ser disponibilizadas.

É possível acumular mais de uma bolsa?
Não. As agências que disponibilizam bolsas de pós-graduação não permitem ao aluno acumular mais do que uma bolsa. Entretanto, em alguns casos, é possível receber complemento de bolsa por meio da atuação em projetos de pesquisa junto aos laboratórios.

É possível ser contemplado com bolsa durante o curso, mesmo não tendo sido na seleção de ingresso?
Sim. Durante o curso algumas bolsas vão sendo disponibilizadas, devido às defesas, desligamentos, desistências. Desta forma, o aluno que estiver com o currículo mais adequado (IA, artigos, quantidade de créditos feitos, entre outros) poderá ser contemplado.

É possível a bolsa ser cancelada durante o curso?
Sim. Em caso de desligamento do aluno ou em casos de índice de aproveitamento abaixo da média permitida pela comissão de bolsas.

Sobre o Processo Seletivo

Como é realizado o processo seletivo no Mestrado?
Para o Mestrado é designada uma Comissão de Seleção por área de concentração. Os pedidos de inscrição são analisados um a um, observando-se itens como o desempenho acadêmico na graduação, experiência acadêmica (iniciação científica, monitorias), experiência profissional (estágios ou, quando for o caso, atuação profissional), dentre outros. Os candidatos são avaliados e a cada um é atribuída uma ordem de classificação. Por fim, são divulgadas listas ordenadas dos candidatos aprovados em cada Área de Concentração. O resultado é divulgado no sítio do POSMEC e nos murais do Departamento de Eng. Mecânica.

Como é realizado o processo seletivo do Doutorado?
Para cada candidato ao Doutorado é designada uma Comissão de Seleção formada por especialistas compatíveis com a área de interesse do candidato. O desempenho acadêmico no Mestrado, a qualidade da Dissertação de Mestrado defendida, o tempo de titulação, a proposta de trabalho e a adequação do orientador indicado, são alguns dos aspectos observados pela Comissão de Seleção. Além de deliberar pela admissão de um candidato, a Comissão de Seleção define quais e quantos créditos de disciplinas de Mestrado e disciplinas isoladas serão validados para o Doutorado.

Quando é realizado o processo seletivo do Doutorado?
Em qualquer época do ano. O início das aulas pode se dar em qualquer um dos bimestres.

Quando é realizado o processo seletivo do Mestrado?
  A partir de 2014 o processo seletivo passou a ser realizado duas vezes por ano: em Outubro e em Maio para os alunos que iniciarão as aulas em Março ou em Agosto, respectivamente.

Quando devo fazer a prova de proficiência em Inglês?
   Desde final de 2014 a UFSC passou a aceitar certificados TOEFL ITP. Além de estar dentro da validade, um mínimo de 47 pontos na parte de leitura é necessário para o mestrado. Para o doutorado a pontuação minima em leitura é de 53 pontos. Outros tipos de certificados podem também ser aceitos (validade de 02 anos, com conceito e horas-aula). Também é aceito o certificado do DLLE/CCE/UFSC, da prova de proficiência realizada (conceito acima de 7,0).

Documentos para Inscrição

Eu estarei me formando no final deste ano. Meu diploma não ficará pronto em tempo de enviá-lo para o processo seletivo. O que devo fazer?
  Você pode nos enviar uma declaração do seu curso de graduação atestando que você concluiu seu curso e aguarda emissão do diploma ou, se for o caso, que você é um provável formando (integralizou os créditos). A declaração será suficiente para o processo seletivo. O diploma deverá ser apresentado na secretaria na data da matrícula.

O que deve conter no Plano de Estudos?

O Plano de Estudos consiste em uma breve descrição do(s) tema(s) e/ou linha(s) de pesquisa(s) com o(s) qual(is) gostaria de aprofundar sua formação e desenvolver a dissertação de mestrado e uma breve justificativa para a escolha. Não há necessidade de apontar as disciplinas que pretende cursar. No processo seletivo o Plano de Estudos é usado mais fortemente como um elemento para avaliar a capacidade do candidato em se expressar e organizar ideias. Não há obrigatoriedade de nenhuma das partes em desenvolver exatamente o que está proposto nele.

Sobre a desistência e o desligamento do programa

Atualmente, o aluno que solicita a desistência dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação), tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso,  a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão das mesmas. O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos, e dos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa.

Outras perguntas

Como fazer a validação de disciplinas feitas antes do ingresso no mestrado (alunos de ded. exclusiva)?

O orientador escreve (carimba e assina) no histórico do aluno a solicitação da validação das disciplinas (todas ou algumas). Enviar para secretaria do POSMEC.

Como passar do regime de dedicação exclusiva para o regime de dedicação parcial?

O aluno deverá enviar um memorando ao coordenador (com o histórico anexado), justificando o seu pedido. Caso tenha orientador, o mesmo deve assinar como ciente da solicitação.

O POSMEC custeia a revisão de artigos acadêmicos ?

Sim, é só encaminhar o pedido de revisão para Sra. Siobhan, através do e-mail classes_translations@yahoo.com.br. Só é custeada a REVISÃO, não a tradução do artigo.

Como faço para defender a dissertação ou a tese?
 Solicito a aprovação da banca no colegiado (vide agenda no site), após aprovação do colegiado deve ser agendado o local (no site do departamento de engenharia mecânica), enviar o dados da defesa para o e-mail do POSMEC (em docx.). Para as defesas de tese devem ser enviados os endereços de e-mail dos dois membros externos que o POSMEC pagará as despesas de deslocamento e hospedagem. Todas devem ser informadas com antecedência, a tese, preferencialmente uns 30 dias.

Sou aluno regular, posso fazer matrícula isolada em outra pós na UFSC?
 Não. Um aluno não pode ter duas matrículas, uma como regular e outra como isolada.

Sou aluno regular, posso fazer matrícula em uma disciplina em outra pós na UFSC?

Sim. Deve entregar o requerimento de matrícula do POSMEC na secretaria do POSMEC, preenchido e assinado também pelo orientador, no prazo da matrícula do outro curso de pós.

Como tomo ciência se a prorrogação de prazo (mestrandos e doutorandos) foi concedida?
 Consultando o histórico no CAPG, ou, na secretaria. É um direito do aluno solicitar a prorrogação de prazo, enviando o pedido 10 dias antes do prazo final regulamentar. A análise é feita pelo coordenador.

Obs: estágio pós-doutoral vide “legislação e normas”;

Como obtenho recursos para congresso, seminários, compra de materiais para pesquisa?
  Você deve nos enviar uma solicitação de recursos (modelo no site em solicitação de recursos) para participação em congressos/seminários. O direito ao financiamento para congressos é somente para alunos regulares do programa, alunos que já defenderam não podem pleitear, pois o que vale é a data do congresso (CAPES). Para aquisição de materiais você deve enviar um memorando (documento escrito) solicitando a compra, juntando um orçamento. O pedido será analisado pelo coordenador, e após o aluno será informado para providenciar a compra/inscrição.

É possível fazer parte do Doutorado no exterior?
 Sim. Alunos de Doutorado com elevado desempenho podem se candidatar à modalidade denominada “Doutorado Sanduíche”. O aluno cursa as disciplinas no POSMEC e, após a aprovação do seu Exame de Qualificação, pode vir a desenvolver parte da sua tese de Doutorado em uma boa universidade no exterior por um período de 4 a 12 meses. Retornará ao POSMEC para concluir e defender o seu trabalho.

Aluno que defende dentro do prazo regulamentar tem algum benefício?

Bolsistas do POSMEC cujas defesas da dissertação ou tese ocorrerem dentro do prazo regulamentar (24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado) receberão como benefício adicional o pagamento das despesas com a confecção de N+3 exemplares definitivos da dissertação ou tese, sendo N o número de membros da Comissão Examinadora. Veja os dados para a nota fiscal em solicitação de recursos. Os pagamentos só serão feitos se a nota estiver de acordo com as instruções.