Inscrição no Doutorado Dedicação Parcial

Dedicação Exclusiva (DE) e Dedicação Parcial (DP)

Há dois regimes de dedicação ao doutorado no POSMEC: dedicação exclusiva (DE) e dedicação parcial (DP). Alunos de doutorado com DE devem manter carga horária semanal média não inferior a quarenta (40) horas de dedicação exclusiva às atividades relacionadas ao doutorado, seja durante a fase em que cursarão disciplinas ou na fase do desenvolvimento da tese.

Apenas alunos em regime de DE são elegíveis para receberem bolsas de estudos custeadas pelo POSMEC.

 

Dedicação Parcial

Alunos de doutorado que não têm condições de dedicar um mínimo de 40 horas semanais são considerados alunos em regime de dedicação parcial (DP) ao POSMEC.

Este grupo é tipicamente formado por profissionais que atuam em empresas ou outras organizações e, em paralelo, desenvolvem seu doutorado no ritmo que é possível. Para criar condições que permitam que teses de qualidade sejam desenvolvidas dentro dos prazos regulamentares, desde Julho de 2014 as condições de ingresso no doutorado com DP no POSMEC foi modificada através da Resolucao_Dedicacao_Exclusiva_Parcial (03-POSMEC-2014).

Para se candidatar ao doutorado com DP no POSMEC é necessário:

  1. Ter o título de Mestre;
  2. Já ter cursado a totalidade das disciplinas requeridas pela área de concentração pretendida;
  3. Apresentar exemplar do Exame de Qualificação de Doutorado;
  4. Demostrar proficiência na língua inglesa e em uma segunda língua estrangeira. Alunos estrangeiros têm ainda que demonstrar proficiência na língua portuguesa.

As disciplinas devem ser cursadas previamente ao ingresso através de matrículas em disciplinas isoladas. A comissão de seleção poderá validar até 24 créditos cursados no mestrado e as demais disciplinas com conceitos A ou B compatíveis com a área de concentração pretendida, que, no conjunto têm que resultar em, no mínimo, 36 créditos. O prazo máximo para validação de disciplinas cursadas é de 10 anos.

O texto do Exame de Qualificação de Doutorado precisa estar pronto no momento da inscrição. Para isso é necessário o diálogo prévio com o professor que se dispõe a orientar o doutorando.

 

Período de Inscrição 

A inscrição no doutorado com DP pode ser feita em qualquer época do ano, isto é, em fluxo contínuo.

 

O Processo Seletivo

O processo seletivo tem duas etapas. Na primeira, os candidatos inscritos são avaliados por uma comissão de professores da área de concentração pretendida. Serão avaliados vários elementos do candidato, dentre eles históricos escolares do mestrado e da graduação, disciplinas adicionais cursadas com matrícula isolada, análise de currículo, cartas de referência, experiência em P&D, o exemplar do Exame de Qualificação, etc. Alunos selecionados nesta primeira etapa são convocados a apresentar oralmente seu Exame de Qualificação de Doutorado (EQ) perante comissão examinadora designada pelo POSMEC. Nesta segunda etapa a defesa tem que se dar dentro de 120 dias contados a partir da dada da divulgação do resultado da primeira etapa. Se aprovado na defesa do EQ, o candidato estará habilitado a se matricular como aluno regular no início do próximo período letivo. A partir da data da matrícula começará a contagem do prazo máximo de quatro anos para a conclusão e defesa da tese de doutorado.

 

Documentos Necessários (DP)

  Para formalizar a inscrição no POSMEC o candidato deve apresentar os seguintes itens:

  1. Preencher o formulário de inscrição no sistema CAPG.
  2. Formulário de Inscrição preenchido (ficha_inscricao_PDF ou ficha de inscrição DOC);
  3. Histórico escolar do mestrado (para validação de disciplinas cursadas em outra instituição, anexar o histórico escolar completo com as ementas);
  4. Histórico escolar do curso de formação de nível superior;
  5. Histórico escolar das disciplinas de pós-graduação já cursadas com matrícula isolada;
  6. Cópia autenticada do diploma do Mestrado ou declaração de defesa;
  7. Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
  8. Duas fotografias 3×4;
  9. Cópia autenticada da carteira de identidade civil e CPF;
  10. Cópia autenticada Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
  11. “Curriculum Vitae” do candidato (formato livre ou Lattes);
  12. Exemplar de defesa do Exame de Qualificação de Mestrado
  13. Carta de recomendação do orientador do Mestrado;
  14. Declaração de professor credenciado do Programa manifestando sua concordância em orientar o candidato no plano de trabalho pretendido;
  15. Indicação do idioma da sua preferência para realizar o segundo exame de proficiência dentre Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano.
  16. Duas Folhas de referência. (Versão em PDF para Imprimir e PreencherVersão em PDF para Imprimir e Preencher ou Versão em Word para Preencher e Imprimir – Com Automação)

Os alunos estrangeiros, além da documentação acima, deverão enviar a Cópia do Diploma de Mestrado com o selo consular da Embaixada Brasileira no país de origem; Cópia dos dados do passaporte; Cópia da Cédula de Identidade de Estrangeiro;

  Os documentos 1 a 14 devem ser postados e enviados para a Secretaria do POSMEC no endereço abaixo ou entregues em mãos, até a data limite estabelecida no Edital. O documento 16 deve ser enviado diretamente ao POSMEC pelos informantes.

Endereço para envio

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/UFSC
Centro Tecnológico – UFSC – Cx.P. 476 – Bairro Trindade
88040-900 – Florianópolis – SC