Sete bons motivos para fazer pós-graduação no POSMEC

Vale a pena fazer pós-graduação? Esta pergunta certamente se passa na mente de quem está concluindo a graduação ou pensando em oxigenar seus conhecimentos. Vale sim! Veja sete bons motivos para investir na pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vídeo Institucional

1. Crescimento Profissional

Na pós-graduação você obtém formação complementar, indo além do que a graduação pode oferecer. É uma grande oportunidade de se aprofundar em áreas valorizadas pelo mercado de trabalho. Além de se atualizar do ponto de vista técnico-científico, você tem a oportunidade de trabalhar em grupos de pesquisa que estão expandindo as fronteiras do conhecimento. É também uma ótima chance de enriquecer seu Curriculum Vitae ao atuar em projetos avançados e realizar publicações relevantes. Em algumas áreas o conhecimento técnico-científico dobra a cada cinco anos. Para ser valorizado no mercado de trabalho é fundamental um profissional se manter atualizado. A pós-graduação dá o preparo necessário para acompanhar a evolução do conhecimento.

Para aqueles que se identificam com a carreira docente, ou de pesquisador, a pós-graduação é fundamental, pois abre as portas para concursos e acesso ao financiamento da pesquisa.

2. Remuneração

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de 2008 revela que “Para cada ano de estudo há, em média, um aumento de 15% nos rendimentos do trabalhador brasileiro”. Nos Estados Unidos, em média, o mestrado eleva em 20%, e o doutorado em 60%, o nível de remuneração em relação ao profissional graduado. Faça as contas e veja que vale a pena investir em você mesmo.

3. Um Curso Nota Máxima

O POSMEC conquistou junto à CAPES a nota máxima que pode ser atribuída a um programa de Pós-Graduação (nota 7), que o coloca no mesmo patamar de excelência das melhores instituições do mundo. É uma conseqüência de um trabalho sério e dedicado, iniciado em 1969, conduzido por um corpo docente qualificado, de alto nível e renome internacional. A cooperação internacional com instituições Européias e Norte-Americanas cria oportunidades para intercâmbios nas diversas áreas do curso. A cooperação com empresas como, por exemplo, Petrobrás, Embraer, Embraco, WEG e Tractebel Energia, fazem parte do dia-a-dia dos grupos de pesquisa que atuam no POSMEC. Parte do sucesso decorre do ótimo relacionamento professor-aluno e da forte interação entre graduandos, mestrandos e doutorandos nos times de pesquisa.

4. Um Departamento de Excelência

O POSMEC está inserido no coração do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, um Departamento fortemente ativo, com projeção nacional e internacional. Fundado em 1962, reúne hoje 69 professores, distribuídos em grupos de pesquisa com renome internacional, alguns organizados em modernos e bem equipados laboratórios. O apoio técnico e a infra-estrutura disponibilizada pelos laboratórios contribuem para o bom desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa. A inserção de dissertações de mestrado e teses de doutorado em projetos de pesquisa desenvolvidos pelos grupos com a participação de empresas e/ou instituições internacionais, é uma prática muito comum. Nestes casos, não é a rara a possibilidade de complementação da bolsa de pós-graduação. Ao longo dos anos de atividade vários prêmios e condecorações foram acumulados, dentre elas três comendas da Ordem do Mérito Científico, sete vezes o Prêmio Petrobrás de Tecnologia, prêmio FINEP de Inovação e três vezes o Prêmio Yehan Numata de Tecnologia. Várias empresas de base tecnológica foram criadas a partir de grupos que atuam no Departamento, dentre elas a ESSS – Engineering Simulation Scientific Software, Nano Endoluminal, Photonita – Metrologia Óptica e IMC – Engenharia de Soldagem Instrumentação e Automação.

5. Uma Cidade Fantástica

Florianópolis é uma cidade que reúne uma feliz combinação de natureza exuberante e altos níveis de desenvolvimento humano. Boa parte da cidade está localizada em uma ilha, emoldurada por 42 praias e repleta de recursos naturais. Florianópolis apresentou em 2010 o Índice de Desenvolvimento Humano de 0,875, o melhor dentre as capitais brasileiras. O Florianopolitano é um povo bonito, educado, hospitaleiro e ordeiro.

6. O Momento Certo

O melhor momento para iniciar a pós-graduação é logo após a formatura. É neste ponto  que seu preparo se encontra no auge. É sempre mais fácil manter o ritmo de estudos do que reiniciar após uma parada. É um ótimo momento para expandir seu potencial. Não se deixe abater ao olhar para seus colegas, que ingressaram de imediato no mercado de trabalho, ganhando mais que o valor de uma bolsa de estudos. A bolsa de estudos não é um salário. É uma ajuda de custo para que você tenha condições de investir no seu futuro. O retorno do investimento virá depois. Lembre que a formação é um patrimônio conquistado para sempre.

7. As Áreas Certas

O POSMEC oferece oportunidades de formação em seis áreas de concentração distintas:

Reunindo conhecimentos de Mecânica do Contínuo e Ciência dos Materiais, tem se dedicado à proposição de modelos matemáticos que descrevem os fenômenos envolvidos, e ao desenvolvimento e à utilização de métodos numéricos de simulação de problemas fundamentais do comportamento mecânico de sólidos e estruturas, e na aplicação às etapas de projeto e verificação de projetos de sistemas mecânicos.

Reunindo conhecimentos de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de calor e suas aplicações, tem se dedicado à interpretação dos fenômenos físicos envolvidos, à proposição de modelos matemáticos que os descrevam, e ao desenvolvimento de métodos que permitam a solução de problemas fundamentais e aplicados, no domínio acadêmico como no setor industrial.

Contempla a integração dos processos de manufatura e adequação da estrutura produtiva aos seus fins, otimizando tempos e recursos, utilizando as mais recentes tecnologias de fabricação. As pesquisas e trabalhos desenvolvidos nessa área distribuem-se por domínios tão diferentes quanto processos de soldagem, gestão da produção, tecnologia da usinagem, conformação, fabricação de componentes injetados, desenvolvimento de hardware, automatização de processos, entre muitos outros.

Contempla a concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de medição nas várias atividades experimentais de cunho científico e industrial. Contempla também a gestão da garantia da confiabilidade metrológica laboratorial e industrial.

Contempla os métodos e processos para o desenvolvimento de produtos de forma rápida, com baixo custo e alta qualidade. Os desenvolvimentos teóricos servem como base para o aprimoramento de diversas ferramentas de apoio à atividade de projeto, e estas são utilizadas no desenvolvimento de vários produtos, principalmente na forma de máquinas e implementos.

A caracterização de materiais atenuadores, desenvolvimento de métodos dinâmicos de neutralização de vibrações, identificação de fontes de ruído e vibrações, estudo dos modos de propagação, são alguns dos interesses nessa área de concentração.