Professor

  Esta área foi criada como referência para que os professores que atuam no POSMEC possam encontrar com facilidade informações que os ajudam no seu cotidiano.

 

Calendário Acadêmico

Os períodos de início e término de cada bimestre, os prazos para emissão de conceitos estão definidos no Calendário Acadêmico.

 

O Bimestre

  A duração total do bimestre letivo é de nove semanas. A carga horária correspondente ao número de créditos das disciplinas é atendida com oito semanas. Assim, há uma sobra de uma semana que pode ser usada para absorver feriados e viagens do professor sem necessidade de agendar aulas extras. Pode também ser usada para retardar o início das aulas ou antecipar o término das aulas da disciplina.

  A relação entre o número de créditos e de aulas semanais está na tabela a seguir:

Número de créditos Horas de aula por semana
1 2
2 4
3 6

  As bolsas de mestrado ou doutorado disponíveis no POSMEC são frequentemente alocadas ou canceladas com base no desempenho acadêmico dos alunos. É, portanto, importante concluir a avaliação e informar os conceitos da disciplina dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

 

Tipos de Alunos

Três modalidades de alunos podem cursar as disciplinas do POSMEC:

  Alunos regulares do POSMEC: São os mestrandos e doutorandos regularmente matriculados. Alunos novos são matriculados ao longo da primeira semana de aulas. Alunos que já estão no curso há mais de um bimestre são matriculados pelo CAPG através da internet antes do início das aulas. O professor não precisa autorizar a matrícula deste tipo de aluno, mas o orientador precisa assinar o recibo de matrícula impresso.

  Alunos regulares de outros cursos: Mestrandos e doutorandos de outros programas de pós-graduação da UFSC podem cursar disciplinas do POSMEC. A matrícula é feita através das respectivas secretarias dos programas de origem. O professor não precisa autorizar a matrícula deste tipo de aluno.

  Alunos com matrícula isolada: Formados por indivíduos que não estão ligados a nenhum programa de pós-graduação. Cursam disciplinas por interesse próprio, ou porque pretendem um dia ingressar na pós-graduação como alunos regulares. Neste grupo estão incluídos os alunos dos cursos de graduação em Engenharia das últimas quatro fases que cursam disciplinas de pós-graduação do POSMEC e as validarão no curso de graduação como optativas. Para este tipo de aluno o professor precisa autorizar a matrícula na disciplina ministrada assinando a respectiva Ficha_Matricula_Disciplina_Isolada .

 

O Moodle

  Todas as disciplinas de pós-graduação estão disponíveis no moodle da UFSC (moodle.ufsc.br). Através do moodle é possível apresentar a programação das aulas, vincular material de apoio ao curso, fixar atividades, enviar e receber mensagens para/dos alunos, exprimir notas parciais, finais e conceitos, dentre outras funcionalidades. Todos os alunos matriculados estão automaticamente registrados no moodle.

 

Os Conceitos

  É muito importante concluir a avaliação e informar os conceitos da disciplina dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. É com base nos índices de desempenho acadêmico que a Comissão de Bolsas pode cancelar e alocar bolsas de mestrado ou doutorado disponíveis no POSMEC. A emissão dos conceitos dentro do prazo viabiliza o trabalho da Comissão de Bolsas.

  A formação de Conselho de Classes é uma prática recomendada, e já adotada em algumas áreas de concentração, para formar uma visão de conjunto do desempenho do aluno de pós-graduação nas disciplinas cursadas e um ótimo mecanismo para decidir sobre os casos em que há proximidade dos limites de mudança de conceito.

 

O Conceito “I”

  Caso por motivos de força maior o aluno for impedido de completar os elementos da avaliação de uma disciplina, pode ser atribuído a ele o conceito “I” (Incompleto). Tão logo seja sanado o motivo que desencadeou o conceito “I” o professor deve notificar à secretaria o conceito definitivo a ser atribuído ao aluno.

Atenção: o prazo máximo para reverter o conceito “I” em outro conceito é o término do período letivo seguinte. O Art.º 50 do Regimento do POSMEC estabelece que se a notificação com o conceito definitivo não for encaminhada até o final do período letivo subsequente, será automaticamente atribuído ao aluno o conceito “E”.

 

Oferta de Disciplina

  O professor deve informar o POSMEC sobre sua intenção em oferecer disciplina de pós-graduação já existente pelo menos 30 dias antes do início do período letivo  correspondente. Devem ser informadas as preferências de horários, sempre que possível, com segundas opções. Caso a disciplina a ser oferecida ainda não tenha sido criada, veja no item seguinte, que o prazo aumenta para 60 dias.

 

Criação de Disciplina Nova

  A criação de novas disciplinas no POSMEC deve ser feita com antecedência mínima de 60 dias antes do início do período letivo quando ela será oferecida. Disciplinas novas precisam ser aprovadas pelo Colegiado Pleno do POSMEC, precisam ser homologadas pela Câmara de Pós-Graduação e registradas no sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação antes que possam ser acessadas pelos alunos no momento da matrícula.

  Para criar uma disciplina nova é necessário preencher o Formulario de Criação de Disciplina Nova e encaminhá-lo à Secretaria do POSMEC 60 dias antes do início do período letivo quando será ministrada.

Credenciamento

  Para ser responsável por disciplinas e orientar no POSMEC o professor precisa estar credenciado de acordo com as Normas Credenciamento POSMEC. O recredenciamento é naturalmente realizado em Fevereiro dos anos ímpares. Solicitações de credenciamento podem ser encaminhadas ao POSMEC em qualquer momento.