Mestrando

Nesta página foram reunidas algumas informações úteis sobre a vida acadêmica dos Mestrandos do POSMEC. Ela tem caráter orientativo e não substitui o Regimento POSMEC 2011 nem a Resolução Normativa da Pós-Graduação (95/CUn/2017).

Matrícula (prazo do calendário acadêmico do POSMEC)

Somente a primeira matrícula: Ao ingressar no POSMEC,  o  aluno  deverá  imprimir  o Requerimento de matrícula – alunos regulares  e conversar  com  um  professor da  área  de  concentração,  na  qual  foi selecionado,  para orientação quanto às disciplinas que deverão ser feitas no bimestre.  Após isso, o  aluno  deverá entregar o requerimento assinado na secretaria do curso.

Matrícula de Alunos Regulares nas Disciplinas do POSMEC:  A matrícula é feita através do CAPG nos períodos definido pelo Calendário Acadêmico. A ficha de matrícula preenchida no CAPG deve ser impressa, assinada pelo orientador e entregue na Secretaria do POSMEC dentro do prazo estabelecido. Caso o orientador do mestrando não tenha ainda sido definido, a assinatura poderá ser de um professor da área de concentração do aluno. Todo mestrando tem que se matricular em cada período letivo. Após completar o número mínimo de créditos (18) com índice de desempenho não inferior a 7,0, o mestrando tem que se matricular todo período letivo em Dissertação (mesmo em prorrogação de prazo).

Alunos Regulares do POSMEC – Matrículas em disciplinas de outros cursos de pós-graduação da UFSC: O aluno deve imprimir o Requerimento de matrícula – alunos regulares, preencher os dados da disciplina, obter a assinatura do Orientador e entregar no POSMEC no período de matrícula do outro programa.

Matrícula em disciplinas do POSMEC de Alunos Regulares de outros cursos de pós-graduação – Fazem matrícula na própria secretaria do seu curso, com formulário do respectivo curso, mas na data de matrícula de regulares do POSMEC.

Ajuste e Cancelamento de Matrícula

O ajuste de matrícula é feito pelo Requerimento de Matrícula para Alunos Regulares (acima), preenchido e entregue no POSMEC, após o Orientador ou professor da área de concentração (quando o aluno não tem orientador) assinar. Prazo – período do cancelamento previsto no calendário.

A matrícula em uma ou mais disciplinas pode ser cancelada por solicitação do aluno com a anuência do seu orientador. Para isso, é necessário realizar o cancelamento através do sistema CAPG. Imprimir o comprovante e entregá-lo assinado pelo aluno/orientador na secretária do POSMEC (de acordo com o prazo estipulado no calendário acadêmico). Não aceitamos cancelamento fora do prazo, uma vez que é feito on line.

Número Mínimo de Créditos

Alunos com dedicação exclusiva devem estar matriculados em cada bimestre letivo em pelo menos 4 créditos. Devem ainda completar o mínimo de 18 créditos para defenderem a dissertação. Para finalizar o mestrado, o aluno deve completar 24 créditos (18+6 da dissertação). Matrículas em um número menor de créditos podem ser autorizadas pela Coordenação em casos especiais. Para isso, o mestrando deve encaminhar por escrito à Secretaria do POSMEC uma solicitação expondo os motivos, poderá ser no requerimento de matrícula. Para tal, é preciso a anuência do orientador.

Projeto de Dissertação de Mestrado

Todo mestrando de Dedicação Exclusiva deve elaborar, entregar e defender seu Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM) antes que se completem 12 meses do ingresso do aluno no POSMEC. É necessário ter entregue o comprovante de proficiência em Inglês e ter completado 15 créditos.

O prazo para a entrega do documento escrito (PDM) ao orientador e da folha de indicação da Banca de Avaliação do PDM no POSMEC está previsto no Calendário Acadêmico.

A defesa do PDM deve ser agendada diretamente com o orientador, antes dos 12 meses de ingresso. O orientador deve imprimir e levar, no dia da defesa, duas folhas do formulário de avaliação de PDM, que devem ser entregues, após a defesa, na Secretaria do POSMEC.

A forma, o conteúdo e outras especificidades do PDM estão regulamentadas através da Resolução Normas PDM (02-POSMEC-2014). O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação do PDM: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.

Proficiência em Língua Estrangeira

Será exigida a comprovação de proficiência na língua inglesa. Os alunos estrangeiros do POSMEC deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa. Nenhum aluno em débito com as exigências de proficiência em línguas estrangeiras poderá defender sua dissertação de mestrado.

A proficiência em língua inglesa é através TOEFL ou da prova realizada no DLLE/CCE/UFSC. Aluno sem comprovar a proficiência não defende. Curso com mais de 60/h podem ser avaliados para comprovação da proficiência.

Prazo para Conclusão do Mestrado

 O prazo regulamentar para a conclusão do mestrado no POSMEC é de 24 meses. A expectativa é que todas as disciplinas sejam completadas até o final do primeiro ano letivo. A partir daí, o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, a confecção e defesa da dissertação devem ser realizados até o final deste prazo. Objetividade e dedicação são elementos de grande impacto para o sucesso.

Concluir o mestrado dentro do prazo regulamentar é a melhor alternativa para o mestrando, orientador e para o POSMEC. Findo este prazo, e havendo boa justificativa, é possível solicitar prorrogações. Nos casos de força maior,  até 12 meses de prorrogações podem vir a ser concedidos. Porém, não há possibilidade de prorrogar as bolsas de estudos administradas pelo POSMEC além do prazo regulamentar de 24 meses. A única exceção é para gestantes.

Mestrandos que concluírem e defenderem suas dissertações de mestrado dentro do prazo regulamentar de 24 meses terão pagas pelo POSMEC as despesas com a confecção de N + 3 exemplares da dissertação de mestrado, sendo N o número de membros da comissão de avaliação. Instrução sobre o pagamento e a nota fiscal vide “Solicitação de Recursos”.

 

Prorrogação

O pedido de prorrogação deve ser feito pelo professor orientador, em formulário próprio, Formulário de Prorrogação de Prazo, contendo a justificativa para a prorrogação, anexando o cronograma de atividades do período. Lembrando que o tempo máximo de prorrogação é de 12 meses e mínimo um período letivo. A avaliação do tempo de prorrogação fica a cargo do coordenador do curso.

Trancamento

Em casos de força maior, ou por impedimentos de ordem particular, o mestrando poderá requerer trancamento do curso. Neste período, o mestrando não poderá cursar disciplinas, defender dissertação ou cumprir qualquer formalidade ligada ao curso. O período relativo ao trancamento não é contabilizado para efeito no tempo máximo de integralização do mestrado. O prazo mínimo do trancamento é de um período letivo e máximo de 12 meses. Não é permitido o trancamento da matrícula no primeiro e no último período letivo, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão do curso. A bolsa será cancelada no momento da solicitação do trancamento. Disciplinas cursadas durante o trancamento não poderão ser validadas.

Trancamento só pode ser solicitado em período de matrícula em disciplinas, no início do bimestre.

Obs: Alunos a partir de 2015, terão o prazo de prorrogação e trancamento não somados, exemplo: 1) se o aluno trancar 12 meses, não poderá mais prorrogar (Resolução 95/2017), 2) se trancar 06 meses só terá direito a prorrogar mais 06.

Formulário de Trancamento do Curso

Desistência

Atualmente, o aluno que solicita a desistência (não há formulário, pedido com justificativa assinado pelo orientador) dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação) tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso, a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão. Aluno na iminência de desligamento não pode solicitar desistência.

Desligamento

Será desligado do programa por insuficiência de desempenho o aluno que:

deixar de se matricular por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;

caso seja reprovado em duas disciplinas;

quando esgotar o prazo máximo para conclusão do curso;

se for reprovado no exame de dissertação.

O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos e aos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa.

Orientador

Cada mestrando tem que ter um orientador de mestrado credenciado pelo POSMEC. A definição do orientador normalmente é feita no primeiro ou segundo período letivo. No mais tardar, a definição tem que ser anterior ao início da preparação do Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM). O orientador guiará o aluno na escolha das disciplinas necessárias para desenvolver o plano de trabalho acordado, bem como em todas as fases de desenvolvimento da pesquisa e da dissertação. A formalização do orientador dar-se-á com a defesa do PDM.

A troca de orientador é permitida, seja por iniciativa do aluno, ou por iniciativa do orientador. Para solicitar inserção de orientador ou troca, basta entrar em contato com a Secretaria do POSMEC. A inserção de coorientador será feita a pedido, a qualquer momento, e passa pela apreciação do Colegiado.

Dissertação de Mestrado

A dissertação de mestrado é o documento escrito no qual estarão registrados os desenvolvimentos e contribuições do trabalho de pesquisa desenvolvido no escopo do mestrado. Deve ser redigido com rigor científico na Língua Portuguesa.

O Colegiado Delegado deve autorizar o uso da Língua Inglesa. O POSMEC disponibiliza um  Modelo_ Tese e dissertação (Microsoft Word) que deve ser preferencialmente utilizado. Há também o Modelo de Dissertação e Tese em LATEX.

A dissertação de mestrado deve ser defendida pelo aluno perante uma Comissão Examinadora, composta do Orientador (presidente) e mais dois outros membros, sendo ao menos um deles externo ao programa (Verificar as Diretrizes_Comissoes_Examinadoras). A composição da comissão avaliadora tem que ser solicitada pelo orientador em formulário próprio e precisa ser aprovada pelo Colegiado Delegado antes da defesa. Recomenda-se que a solicitação de aprovação da comissão avaliadora seja encaminhada à Secretaria do POSMEC com pelo menos 30 dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa.

A defesa é pública. Inicia com uma apresentação de 50 minutos feita pelo aluno sobre o seu trabalho. É seguida de arguições por parte de cada membro da comissão avaliadora.  O público presente também têm oportunidade de se manifestar. Na sequência, a comissão avaliadora delibera pela aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa e estabelecida uma folha de requisitos que a comissão examinadora pode exigir que sejam incorporados na versão final da dissertação de mestrado.

O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação da dissertação de mestrado: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.

Atenção: não há segunda chance para a defesa da dissertação de mestrado. Em caso de reprovação, o mestrando é desligado do curso.

 

TC validado como PDM

 A fim de ser validado como PDM (Projeto de Dissertação de Mestrado), além de cumprir os critérios da graduação, o documento deve conter os elementos de PDM, conforme descritos na norma do POSMEC. É importante que a banca examinadora seja selecionada conforme esses critérios. Com base nesta norma, é possível verificar que o PDM é um documento mais simples que o TC, pois o PDM é propositivo. Sendo assim, o TC deve conter os elementos de cronograma e previsão financeira (se for o caso) para realização do mestrado. Para validação, uma vez realizada a defesa do TC, os professores da banca devem preencher as fichas de avaliação de PDM preparadas pelo POSMEC e entregar na Secretaria do POSMEC.

Para baixar o arquivo de avaliação de PDM, acesse este link.

Seguindo esses procedimentos, a aprovação do TC será válida como PDM.

Passos para Defesa e  Diploma de Mestrado

Para a defesa de Dissertação de Mestrado o aluno deve seguir PASSOS PARA A DEFESA 

Após a aprovação na defesa de mestrado, o já mestre tem que cumprir algumas formalidades para requerer o seu diploma de mestrado. Dentre elas, deverá entregar versão definitiva da sua dissertação dentro do prazo estabelecido pela comissão examinadora.

É de responsabilidade do aluno dirigir-se à secretaria para fazer o check-list da documentação para o pedido de diploma.

Para a secretaria do POSMEC, o aluno deverá enviar a versão final, com assinaturas.  E-mail para envio: tese.posmec@gmail.com

Veja as demais providências no Processo Pedido de Diploma

Para retirar a certidão negativa de debito da BU, que é necessária para pedido de diploma, é só seguir o link. http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/
Para retirada de diplomas por terceiros, é necessária a apresentação de uma procuração simples, anexando a cópia de um documento com foto (RG, CPF ou CNH) do terceiro que virá buscar o diploma. Segue o modelo da procuração: Procuração

Defesas em sigilo: Passos para o sigilo

  • Arquivos Entrega digital de dissertações e teses na BU/UFSC – NOVO

1- Resolução Normativa nº46/2019

2- Template-A4_Teses_Dissertacoes 

3- Orientação-para-Criação-de-Certificado-Digital

4- Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclusão-de-curso-em-nível-de-mestrado-e-doutorado