Inscrição no Mestrado Dedicação Exclusiva

Dedicação Exclusiva (DE) e Dedicação Parcial (DP)

 

Há dois regimes de dedicação ao mestrado no POSMEC: dedicação exclusiva (DE) e dedicação parcial (DP).

Alunos de mestrado com DE devem manter carga horária semanal média não inferior a quarenta (40) horas de dedicação exclusiva às atividades relacionadas ao mestrado, seja durante a fase em que cursarão disciplinas ou na fase do desenvolvimento da dissertação. Possuem prazo de até 24 meses para cursar todas as disciplinas, elaborar e defender o Projeto de Dissertação de Mestrado e desenvolver e defender a Dissertação de Mestrado. Veja a Figura 1.

Mestrado_DE

Fig. 1 – Mestrado em Dedicação Exclusiva

Alunos de mestrado que não têm condições de dedicar ao mestrado um mínimo de 40 horas semanais devem cursar o mestrado no POSMEC em regime de dedicação parcial (DP). Este grupo é tipicamente formado por profissionais que atuam em empresas ou outras organizações e, em paralelo, desenvolvem seu mestrado no ritmo que é possível, sem abrir mão da qualidade da formação e da dissertação desenvolvida. Cursam todas as disciplinas com matrícula isolada e elaboram o Projeto de Dissertação de Mestrado antes de se candidatar ao processo seletivo. Somente após aprovados no processo seletivo se tornam alunos regulares e têm até 24 meses para desenvolver e defender a dissertação de mestrado (Fig. 2)

Mestrado_DP

Fig.2 – Mestrado com Dedicação Parcial

Apenas alunos em regime de DE são elegíveis para receberem bolsas de estudos custeadas pelo POSMEC.

 

Período de Inscrição e Edital (DE)

O ingresso no Mestrado no POSMEC se dá por meio de Edital de Seleção. Duas entradas por ano são possíveis:

Início do Mestrado Período de inscrição
Março calendário acadêmico
Agosto calendário acadêmico

 

 

 

 

 

O Edital de Seleção estabelece os períodos de inscrição, o número de vagas disponibilizadas e os documentos necessários para efetuar a inscrição.

O Processo Seletivo

O processo de seleção será realizado por Comissão de Seleção, sendo uma para cada área de concentração, que analisará a documentação encaminhada por ocasião da inscrição. A avaliação será baseada nos seguintes itens:

  • Área e curso de formação do candidato e sua afinidade com a formação pretendida;
  • Desempenho acadêmico do candidato e instituição onde fez a graduação;
  • Autoria de artigos publicados e apresentação de trabalhos em congressos;
  • Experiências acadêmicas e profissionais;
  • Exercício de monitorias e atividades de iniciação científica;
  • Estágios realizados;
  • Cartas de referência;
  • Conhecimento de idiomas estrangeiros.

A respectiva Comissão de Seleção define quais dos candidatos são aprovados e a ordem de classificação. Em função do número de vagas limitado é possível que sejam formadas filas de espera em algumas áreas de concentração.

 

Bolsas de Estudo

  As bolsas de estudo disponíveis e administradas pelo POSMEC são alocadas aos novos alunos por ordem de classificação, respeitando a cota aprovada pelo Colegiado para cada área de concentração.

 

Documentos Necessários

Para formalizar a inscrição no POSMEC o candidato deve seguir as instruções e os prazos definidos no Edital de Seleção para o Mestrado. É necessário realizar o cadastro via internet no sistema CAPG e apresentar o conjunto de documentos especificado no Edital.