Inscrição no Mestrado Dedicação Parcial

Dedicação Exclusiva (DE) e Dedicação Parcial (DP)

Há dois regimes de dedicação ao mestrado no POSMEC: dedicação exclusiva (DE) e dedicação parcial (DP).

Alunos de mestrado com DE devem manter carga horária semanal média não inferior a quarenta (40) horas de dedicação exclusiva às atividades relacionadas ao mestrado, seja durante a fase em que cursarão disciplinas ou na fase do desenvolvimento da dissertação. Possuem prazo de até 24 meses para cursar todas as disciplinas, elaborar e defender o Projeto de Dissertação de Mestrado e desenvolver e defender a Dissertação de Mestrado. Veja a Figura 1.

Mestrado_DE

Fig.1 – Mestrado com Dedicação Exclusiva

Apenas alunos em regime de DE são elegíveis para receberem bolsas de estudos custeadas pelo POSMEC.

 

Dedicação Parcial

Alunos de mestrado que não têm condições de dedicar ao mestrado um mínimo de 40 horas semanais são considerados alunos em regime de dedicação parcial (DP) ao POSMEC.

Este grupo é tipicamente formado por profissionais que atuam em empresas ou outras organizações e, em paralelo, desenvolvem seu mestrado no ritmo que é possível, sem abrir mão da qualidade da formação e da dissertação desenvolvida. Cursam todas as disciplinas com matrícula isolada e elaboram o Projeto de Dissertação de Mestrado antes de se candidatar ao processo seletivo. Somente após aprovados no processo seletivo se tornam alunos regulares e têm até 24 meses para desenvolver e defender a dissertação de mestrado (Fig. 2)

Mestrado_DP

Fig.2 – Mestrado com Dedicação Parcial

Para criar condições que permitam que dissertações de qualidade sejam desenvolvidas dentro dos prazos regulamentares, desde Julho de 2014 as condições de ingresso no mestrado com DP no POSMEC foi modificada através da Resolucao_Dedicacao_Exclusiva_Parcial (03-POSMEC-2014).

Para se candidatar ao mestrado com DP no POSMEC é necessário:

  1. Já ter cursado a totalidade das disciplinas exigidas pela área de concentração pretendida, incluindo as obrigatórias e aquelas recomendadas pelo futuro orientador, com índice de desempenho acadêmico do conjunto não inferior a 3,0 (numa escala de 0 a 4);
  2.  Ter elaborado previamente o Projeto de Dissertação de Mestrado de acordo com a Resolução 02-POSMEC-2014 (Normas para Elaboração Projeto de Dissertação de Mestrado) desenvolvido em consonância com o professor que se dispõe a orientar o mestrando;
  3. Comprovar a proficiência na língua inglesa através de certificados TOEFL ou equivalente. Para o TOEFL ITP o escore mínimo exigido é de 47 pontos para a parte de leitura. Alunos estrangeiros têm ainda que demonstrar proficiência na língua portuguesa e
  4. Contar com a anuência de professor credenciado no POSMEC disposto a orientar o candidato.

As disciplinas devem ser cursadas previamente à inscrição através de matrículas em disciplinas isoladas. O prazo máximo para validação de disciplinas previamente cursadas é de 10 anos. À Comissão de Seleção cabe a decisão sobre quantas e quais disciplinas poderão ser validadas com base na afinidade com o tema a ser desenvolvido, na qualidade da instituição onde a disciplina foi cursada e nos conceitos obtidos. Não podem ser validadas disciplinas cursadas por ex-alunos que foram anteriormente desligados por decurso de prazo ou insuficiência de desempenho. Caso o conjunto de disciplinas validadas não atenda as condições acima, o candidato será desclassificado.

O Projeto de Dissertação de Mestrado precisa estar pronto no momento da inscrição. Para isso é necessário o diálogo prévio com o professor que se dispõe a orientar o mestrando.

 

Período de Inscrição e Edital 

O ingresso no Mestrado no POSMEC se dá por meio de Edital de Seleção. Duas entradas por ano são possíveis:

Início do Mestrado Período de inscrição
Março Outubro e Novembro do ano anterior
Agosto Abril a Maio do mesmo ano

Edital de Seleção estabelece os períodos de inscrição, o número de vagas disponibilizados e os documentos necessários para efetuar a inscrição com dedicação parcial (DP).

 

O Processo Seletivo

O processo seletivo para a DP (dedicação parcial) tem duas etapas. Inicialmente, o candidato inscrito é avaliado pela Comissão de Seleção da área de concentração pretendida que analisará a documentação encaminhada por ocasião da inscrição. A avaliação será baseada nos seguintes itens:

  • Conjunto de disciplinas já cursadas;
  • Proposta de Projeto de Dissertação de Mestrado apresentada;
  • Área e curso de formação do candidato e sua afinidade com a formação pretendida;
  • Desempenho acadêmico do candidato e instituição onde fez a graduação;
  • Autoria de artigos publicados e apresentação de trabalhos em congressos;
  • Experiências acadêmicas e profissionais;
  • Exercício de monitorias e atividades de iniciação científica;
  • Estágios realizados;
  • Cartas de referência;
  • Conhecimento de idiomas estrangeiros.

Os resultado do processo seletivo da primeira etapa serão publicados na página do POSMEC nos prazos estabelecidos no Edital de Seleção.

Candidatos aprovados na primeira etapa são convocados a apresentar oralmente seu Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM) perante comissão examinadora designada pelo POSMEC e dentro dos prazos definidos no Edital de Seleção. Se aprovado na defesa do PDM, o candidato estará habilitado a se matricular-se como aluno regular no início do período letivo seguinte. A partir desta data começa a contagem do prazo máximo de dois anos para a conclusão e defesa da dissertação.

 

Documentos Necessários

  Para formalizar a inscrição no POSMEC no regime de DP (dedicação parcial) o candidato deve seguir as instruções e os prazos definidos no Edital de Seleção para o Mestrado. É necessário realizar o cadastro via internet no sistema CAPG e apresentar o conjunto de documentos especificado no Edital.