Inscrição no Doutorado Dedicação Exclusiva

Dedicação Exclusiva (DE) e Dedicação Parcial (DP)

Há dois regimes de dedicação ao doutorado no POSMEC: dedicação exclusiva (DE) e dedicação parcial (DP). Alunos de doutorado com DE devem manter carga horária semanal média não inferior a quarenta (40) horas de dedicação exclusiva às atividades relacionadas ao doutorado, seja durante a fase em que cursarão disciplinas ou na fase do desenvolvimento da tese.

Apenas alunos em regime de DE são elegíveis para receberem bolsas de estudos custeadas pelo POSMEC.

 

Período de Inscrição

  A inscrição no doutorado pode ser feita em qualquer época do ano. Após a aprovação, a ativação da matrícula e das bolsas de estudo somente se dá no início do período letivo seguinte.

 

O Processo Seletivo

  Para cada candidato ao doutorado é designada uma Comissão de Seleção formada por três professores do POSMEC atuantes na área de interesse do candidato. A seleção dos candidatos é feita com base na documentação encaminhada por ocasião da inscrição. São observados vários critérios, dentre eles o histórico escolar da graduação e do mestrado, análise de currículo, cartas de referênca, experiência em P&D, o plano de trabalho apresentado etc. A Comissão de Seleção define pelo aceite ou não do candidato bem como, em caso de aprovação, quais disciplinas do mestrado serão validadas. Para o doutorado é exigido um índice de aproveitamento no mestrado maior ou igual a 3,25 na escala de 0 a 4 (8,125 na escala de 0 a 10).

 

Bolsas de Estudo

  As bolsas de estudo disponíveis e administradas pelo POSMEC são alocadas aos novos alunos de doutorado por meio da Comissão de Bolsas.

 

Documentos Necessários (DE)

Para formalizar a inscrição no POSMEC o candidato ao doutorado deve apresentar os seguintes itens:

  1. Preencher o formulário de inscrição no sistema CAPG.
  2. Formulário de Inscrição preenchido( Formulário de inscrição);
  3. Histórico escolar do curso de formação de nível superior;
  4. Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);
  5. Histórico escolar do mestrado (para validação de disciplinas cursadas, anexar o histórico com conceitos e as ementas);
  6. Cópia do Diploma de Mestrado – frente e verso (ou, ata de defesa);
  7. Duas fotografias 3×4;
  8. Cópia autenticada da carteira de identidade civil e CPF (frente e verso);
  9. Cópia autenticada Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
  10. Cópia do Currículo Lattes atualizado (se não tiver lattes, entregar o currículo vitae);
  11. Duas Folhas de referência. (Folha_de_referencia)
  12. Carta de recomendação do orientador do Mestrado (não é folha de referência);
  13. Plano de trabalho elaborado em comum acordo com o orientador (máximo de 10 páginas).
  14. Declaração de professor credenciado do Programa manifestando sua concordância em orientar o candidato no plano de trabalho pretendido;
  15. Indicar o idioma da sua preferência para realizar o segundo exame de proficiência dentre Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano.

Os alunos estrangeiros, além da documentação acima, deverão enviar a Cópia do Diploma de Mestrado com o selo consular da Embaixada Brasileira no país de origem; Cópia dos dados do passaporte; Cópia da Cédula de Identidade de Estrangeiro;

  O item 11 deve ser enviado diretamente ao POSMEC pelo informante. Os demais documentos devem ser postados e enviados para a Secretaria do POSMEC no endereço abaixo ou entregues em mãos.

 

Endereço para envio

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/UFSC
Centro Tecnológico – UFSC – Cx.P. 476 – Bairro Trindade
88040-900 – Florianópolis – SC